Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

11 de outubro de 2007

Cónego Adriano Santo:a homenagem da diocese

Tendo passado a barreira dos oitenta, mas de saúde e a recomendar-se, o Cónego Adriano Simões Santo, depois de ter deixado a administração dos jornais diocesanos, foi dispensado também da administração da Diocese, onde foi substituído pelo Padre Dr. Manuel António Ferrão. O facto foi motivo para um encontro de agradecimento, promovido pelo senhor D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra, e que contou com a presença do bispo emérito, D. João Alves, de membros do Cabido, da Administração Diocesana, da imprensa cristã, de familiares e de amigos do homenageado.
Depois da oração de vésperas cantadas na igreja de Nossa Senhora da Conceição, seguiu-se um jantar, no Hotel D. Luís, em que participaram mais de três dezenas de convidados, num ambiente de fraterno convívio.
No momento oportuno, o Bispo da diocese, D, Albino Cleto, usou da palavra para enaltecer o trabalho e a dedicação sacerdotal do Cónego Adriano que, num momento difícil, soube desempenhar este cargo com sacrifício, mas "sempre com um sorriso", e em "atitude de serviço à Igreja". Também o senhor D. João Alves, que confiou, no devido tempo, ao cónego Adriano a vigararia episcopal da Região Sul, o economato da Diocese e o título canonical, se regozijou com esta homenagem, recordando os momentos em que pedira ao homenageado que assumisse cargos difíceis, recordando-lhe sempre que "todos aprendemos a fazer aquilo que nos foi mandado".
Entre as muitas obras devidas ao empenho do Cónego Adriano recordou a construção do Centro Pastoral da Região Sul.
O cónego Adriano, naquela simplicidade ampla que o caracteriza, agradeceu este gesto que, segundo ele, não era merecido, e tornou presentes alguns episódios da sua actividade como jornalista, como ecónomo e como vigário. A propósito desta última actividade, lembrou a sua ida ao Louriçal, no princípio dos anos oitenta, para presidir à celebração do Crisma. Ali encontrou um jovem que lhe disse que estava a pensar em ir para o Seminário. Era aquele que, agora ali presente, lhe sucedia no "penoso" encargo da administração diocesana, o Padre Dr. Manuel Ferrão.
Em sinal de reconhecimento, foi oferecido ao homenageado um tríptico mariano, que ele agradeceu comovido.
O Cónego Adriano, recebeu, nesta ocasião um apertado abraço do director do "Correio", Padre Jesus Ramos, que com ele colaborou, nos dois jornais da diocese durante mais de um quarto século.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial