Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

11 de outubro de 2007

Mealhada, Casal Comba e Vacariça recebem o novo pároco


Domingo, foi dia de festa nas paróquias de Casal Comba, Vacariça e Mealhada. Tratou-se da tomada de posse do novo pároco, padre José de Almeida Gonçalves, que vai acompanhar social e espiritualmente esta "unidade pastoral".
Na Mealhada, o templo encheu-se de fiéis, para participarem na celebração da eucaristia, durante a qual tomava posse o novo pároco, padre José Gonçalves. Idênticas cerimónias tiveram lugar em Casal Comba e Vacariça.
Iniciada a Eucaristia, presidida pelo Vigário da Região Pastoral do Centro, cónego Sertório Baptista Martins, e concelebrada pelo Vigário da Região da Beira-Mar, cónego Manuel Maduro, pelo novo pároco, José Gonçalves e demais párocos amigos, depois de apresentado à comunidade, foi lido, pelo cónego Maduro, o decreto de nomeação do novo pároco, outorgado por D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra. Entretanto, o Cónego Maduro destacou "a nova missão do pároco", sublinhando também "os deveres das comunidades cristãs desta Unidade Pastoral, não só na contribuição para a sua sustentação, mas também com todo o apoio possível para que as paróquias de Mealhada, Casal Comba e Vacariça continuem a crescer em fé e solidariedade".
Com palavras elogiosas e de incentivo para o novo desafio que ora D. Albino confiava a José Gonçalves, o cónego Maduro referiu que "é dever de todos nós pedir ao Senhor que os ilumine na sua nova missão", sublinhando que "toda a comunidade cristã é chamada a colaborar na acção pastoral da igreja".
A cerimónia de posse continuou com o cónego Sertório a entregar, num gesto simbólico, o Leccionário ao novo responsável jurídico da paróquia, que leu o Evangelho. Na homilia, o cónego Sertório fez uma apresentação do novo pároco, que foi seu professor, elogiando os seus predicados de fidelidade a Deus e à Igreja, dedicação às obras pastorais, bom pastor, zeloso e exigente. "Peço a todos os paroquianos que colaborem com a missão do padre José Gonçalves, fazendo-o feliz, para que ele possa servir e ajudar a crescer estas comunidades", disse o cónego Sertório.
Antes do final da Eucaristia, o padre José Gonçalves dirigiu-se aos paroquianos das três paróquias, dizendo que "aceitei a paroquialidade desta Unidade Pastoral por lealdade para com o nosso bispo, pois é um dever do sacerdote aceitar a decisão do seu reverendo bispo porque emana dos compromissos assumidos por qualquer padre", anotando que "ciclicamente, Sua Ex.a Rev.ª procede a novas nomeações que são fruto da necessidade de equilibrar o princípio da estabilidade com o da necessária e positiva mobilidade, tendo em conta, também, o equilíbrio nos arciprestados e zonas pastorais, procurando ajudar a promover a vida em comum e o trabalho em comunhão dos sacerdotes". "Estes princípios são cada vez mais urgentes, dada a escassez dos sacerdotes e as grandes necessidades da Diocese, nos seus diversos serviços pastorais", revelou José Gonçalves, dizendo que "vim para realizar a obra do Senhor, a obra da Salvação para o que conto com a colaboração de todos os movimentos apostólicos".
Como o cónego Sertório, o padre José Gonçalves saudou todas as entidades e organismos presentes e representados, "como um sinal de comunhão, de vitalidade, de fraternidade e de unidade para estas comunidades possam crescer na fé, colaborando na missão de anunciar a palavra de Deus".


Aldo Aveiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial