Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

2 de outubro de 2007

Numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia

Montemor celebrou Dia Internacional do Idoso


O dia das Pessoas Idosas, que se cumpre internacionalmente a 1 de Outubro, deu o mote para a realização de um conjunto alargado de actividades destinadas à população sénior do concelho de Montemor-o-Velho. A efeméride incluiu a celebração da Eucaristia em acção de graças, um almoço-convívio e animação popular com jogos tradicionais e um baile.



Mais de duas centenas de idosos do concelho, oriundos das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) - Arazede, Carapinheira, Meãs, Santo Varão e Verride, e das Misericórdias de Tentúgal e Montemor (esta abrangendo as freguesias de Gatões, Liceia e Seixo) participaram na iniciativa "Pessoas Idosas – Uma nova força para o desenvolvimento", que se realizou dia 1 de Outubro, na Associação Cultural Desportiva e Recreativa e Social de Quinhendros, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.
Concelebrada pelos padres Alberto da Conceição, José Luís Ferreira e Martinho de Sousa, o padre José Carraco, capelão da Misericórdia de Montemor, presidindo à Eucaristia, lembrou o ensinamento de Cristo "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei" para referir que "as instituições de solidariedade social têm um ideal cristão baseado na unidade, solidariedade, partilha e amor ao próximo". "Também é de salientar e elogiar a dedicação e o profissionalismo com que os funcionários apoiam os idosos, nas suas múltiplas tarefas", disse o pároco de Montemor.
Felicitando-os pela sua vocação e espírito abnegado, o Padre José Carraco adiantou que "por vezes é preciso esquecer-se de si e da família para atender, durante 24 horas, quem precisa de vós", sublinhando que " sei que a sua vocação não é receber o ordenado ao fim do mês". "Toda a sociedade tem o dever de saber ser cristão e agir de acordo com os ensinamentos da Igreja", frisou.
No final da Eucaristia, os Padres José Luís (Carapinheira e Verride) e Martinho de Sousa (Meãs e Tentúgal) dirigiram-se aos idosos das respectivas IPSS’s, incentivando-os "a viverem a sua terceira idade em plenitude e doação, agradecendo as dádivas de Deus".
Manuel Carraco, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Montemor disse que "celebrar o dia internacional do idoso é respeitar as nossas raízes, é doar um pouco de nós àqueles que construíram o presente", salientando que "os mais idosos são os guardiães da memória colectiva, tutores dos relacionamentos entre as gerações e transmissores dos valores autênticos que definiram a sua existência". "O idoso é uma pessoa que tem dignidade, merece o nosso apoio, o nosso respeito e a nossa atenção, porque quanto melhor viverem os idosos melhor vive a sociedade que os rodeiam", referiu.
Segundo Manuel Carraco, "este encontro de idosos também pretende homenagear a idade das experiências vividas e da sabedoria, além de partilhar alegres momentos de convívio".
Além da Eucaristia, que teve a colaboração do diácono Lusitano Rainho a orientar e a animar o grupo coral, acompanhado musicalmente por "Frater João", este "Dia Internacional da Pessoa Idosa" contou com um almoço-convívio e animação com jogos tradicionais e baile popular.
Participaram nesta iniciativa os membros directivos das IPSS’s representadas e os vereadores da Câmara Municipal, Pedro Machado, António Saltão e Hernâni Rama.
De recordar que a Assembleia-Geral das Nações Unidas, designou o dia 1 de Outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas, pela resolução 45/106, de 14 de Dezembro de 1990. A celebração anual desde 1991, do dia 1 de Outubro, tem como objectivo reconhecer os contributos dos cidadãos mais idosos para o desenvolvimento económico, promover uma sociedade para todas as idades, e chamar a atenção para as oportunidades e desafios que constitui o envelhecimento demográfico global.


(Texto e Fotos) Aldo Aveiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial