Meninos gordos no Museu Antropológico
Encontra-se patente até 14 de Dezembro, no Museu Antropológico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a exposição "Meninos Gordos: contar uma história através da faiança".
Meninos Gordos conta a história de um menino e uma menina do século XIX que eram mais altos e gordos do que o resto das crianças. Por serem diferentes, tornaram-se alvo da curiosidade e assombro de reis, príncipes e populações, que os admiraram nalgumas importantes cidades europeias.
A exposição conta com obras de mestres ceramistas que na época retrataram as crianças em coloridas peças de faiança (pratos, canecas e paliteiros). A iniciativa centra-se numa reflexão histórica, social e cultural sobre o universo das duas crianças e numa abordagem pedagógica e sensível.
Ligado a este evento surge um Ciclo de Conferências destinado ao público em geral. Para o público infanto-juvenil, do primeiro ciclo de escolaridade, a visita à exposição é complementada por um atelier de expressão plástica.
Da organização da exposição fazem parte o Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo dos Hospitais da Universidade de Coimbra, o Museu de Alberto Sampaio (Guimarães), o Museu de Olaria (Barcelos) e o Museu d’Arte (Esposende).
A exposição vai estar até 14 de Dezembro na sala de exposições do Museu Antropológico da FCTUC.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial