Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

2 de outubro de 2007

Paróquia de S. Martinho “desperta para a fé”

No passado dia 29 de Setembro, na paróquia de S. Martinho, realizou-se a acção preliminar do Curso de Formadores no Despertar da Fé, organizada pela equipa de coordenação da catequese desta paróquia.
A finalidade desta formação é preparar animadores pastorais, educadores e auxiliares de educação para formar, dinamizar e coordenar o despertar da fé dos 0 aos 6 anos junto das famílias, nas paróquias e nas instituições educativas.
A formação foi ministrada por uma equipa composta pela Dra. Maria João Athayde da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, pela Dr. Teresa Jardim da Fundação Maria Ulrich e a Dra Susana Matos e Irmã Maria José do Patriarcado de Lisboa.
Entre participantes estavam catequistas de diversas paróquias de Coimbra, consagrados, educadores de infância e pessoas com responsabilidades na educação.
A área do Despertar da Fé está a dar os primeiros passos em Portugal, sendo que tem sido o patriarcado de Lisboa a trabalhar mais nesta área.
A formação tem um total de 45 horas que vão ser distribuídas por 2 sábados no 1º trimestre de 2008, 2 sábados no 2º trimestre e finalmente um sábado em Setembro de 2008. Ao longo das diversas sessões abordaremos temos de áreas diferentes, como a pedagogia, antropologia, teologia, entre outros e que nos permitem saber mais sobre o Despertar da Espiritualidade na criança, o Despertar da Fé e o Despertar Religioso. No final das 45 horas os profissionais de educação que pretenderem podem ser sujeitos a avaliação e obter 3 créditos concedidos pela Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich.
O Despertar da Fé assume cada vez mais importância numa época em que o primeiro anúncio não é efectuado nas famílias cristãs.


Despertar
Ainda no sábado foi apresentada a pasta de apoio ao Despertar da Fé editada pela Nova Terra (editora do Patriarcado) e lançado o livro "Despertar Religioso" da Editora Paulinas.
Estas duas edições encontram-se à venda em www.nos.com.pt ou pelo telemóvel 918231353.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial