Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

11 de outubro de 2007

Cónego João Castelhano: 33 anos ao serviço de S. José

Foi no dia 6 de Outubro de 1974 que, na altura, o jovem sacerdote, João Castelhano tomou posse da paróquia de S. José. No sábado passado assinalaram-se 33 anos ao serviço daquela comunidade cristã. A comissão responsável pela comemoração das bodas sacerdotais ao cónego João Castelhano aproveitou a ocasião para apresentar o livro "Por uma Paróquia Viva", fruto de pensamentos e textos publicados daquele sacerdote na folha paroquial. A obra contém ainda textos apresentados no Colóquio Europeu de Paróquias, no qual foi presidente entre 1993 e 2001.
Na apresentação desta obra, o presidente da Comissão Organizadora pelas Bodas Sacerdotais do Cónego João Castelhano, lamentou a falta de participação, em geral, da comunidade paroquial para assinalar esta efemeridade. Segundo Domingos Xavier Viegas, "esta obra constitui não só uma homenagem, mas também um reconhecimento" a um homem que se dedicou de alma e coração a uma paróquia.
Para o Bispo de Coimbra, que também esteve presente na cerimónia da apresentação do livro, "o que fica escrito, garante aquilo que foi vivido". Segundo D. Albino Cleto, "este livro tem uma grande importância, na medida, que é um retrato fiel da vida de uma paróquia ao longo de muitos anos". O Bispo de Coimbra reconheceu publicamente o trabalho pastoral do padre João Castelhano nestes 33 anos na paróquia de S. José. "Quanto maior é a cidade, maior é a tentação de se isolar, e não foi o que aconteceu em S. José", referiu o prelado da diocese. D. Albino enalteceu as virtudes deste sacerdote como arcipreste das paróquias da cidade e do trabalho desenvolvido no Encontro Europeu de Paróquias. O Bispo de Coimbra revelou que está neste momento a preparar em conjunto com o arcipreste, a visita pastoral às paróquias da cidade, que decorrerá em Janeiro de 2008.
O Cónego João Castelhano disse que nos seus escritos, teve sempre uma preocupação fundamental: "ser fiel a Deus, sem a tentar manipular para justificar o que se procura transmitir". Outra preocupação sempre presente foi ser "fiel ao homem, que espera uma orientação para que a Palavra se torne Vida na sua vida".
No mesmo dia foi ainda aberta a exposição alusiva à paróquia de S. José e foi descerrado uma fotografia do cónego João Castelhano na sacristia da igreja.
Pelas 21,30 horas, na igreja, coube a Orquestra Clássica do Centro homenagear o sacerdote com um "Concerto Prestígio".



Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial