Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

11 de outubro de 2007

Sócrates apadrinha empresa espanhola em Mira


O projecto "Acuinova" – dinamizado pelo grupo espanhol "Pescanova", que investiu 140 milhões de euros neste equipamento – vai contar com um inovador sistema integrado, pioneiro a nível mundial, que abarca todos os processos inerentes à actividade. Com o arranque da produção da primeira fase, previsto para o final de 2008, o projecto, cujo lançamento foi presidido no sábado passado pelo primeiro-ministro, vai gerar mais de 200 postos de trabalho directos e 600 indirectos. Graças a este investimento na aquacultura, Portugal vai poder reforçar o sector, fortalecer o tecido empresarial e duplicar a sua produção aquícola anual para sete por cento. Um investimento que, de acordo com o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, vai, em dois anos, duplicar a produção de sete mil para 14 mil toneladas. Mas o objectivo – salientou – é passar para 28 mil toneladas por ano, no termo do próximo Quadro Comunitário de Apoio.
Manuel Pinho, ministro da Economia e Inovação, salientou que este projecto revela "o alcance dos portugueses em liderar alguns sectores". E lembrou que o investimento da Pescanova segue-se a outros projectos previstos para a região como o Complexo Químico de Estarreja (230 milhões de euros); a Central de Ciclo Combinado da Figueira da Foz (400 milhões); a nova papeleira na Figueira da Foz (320 milhões de euros) e a fábrica de biocombustíveis Martifer, em Aveiro (70 milhões de euros).
As obras para instalar o equipamento aquícola em Mira devem arrancar ainda durante este mês.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial