Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

15 de maio de 2007

500 mil peregrinos no 13 de Maio em Fátima



90 anos depois das primeiras aparições, o Santuário de Fátima recebeu no passado dia 13 de Maio, uma das maiores peregrinações da história.
A peregrinação internacional do passado dia 13 de Maio foi a maior que se registou, em Fátima, desde a visita de João Paulo II, há sete anos, quando este Papa veio beatificar os dois pastorinhos. Na noite do dia 12, na procissão das velas e na Eucaristia do dia 13, muitos fiéis ficaram do lado de fora do recinto.
Terão sido mais de meio milhão aqueles que ao longo da última semana rumaram a Fátima, a pé, em excursões de autocarro ou mesmo em carros particulares.
O Cardeal Angelo Sodano, presidente da celebração e legado pontifício (representante do Santo Padre), recordou a história das aparições – "Maria pousou o seu olhar sobre este lindo ângulo de Portugal" – e lamentou que a Europa esteja a "esquecer Deus". Esta "epopeia mariana" que se prolongou por cinco meses "impôs-se ao mundo, como é típico das obras de Deus".
Na procissão das velas o legado pontifício apelou para que a paz reine no mundo. "Queremos pedir a Maria que conceda ao mundo inteiro o dom excelso da paz. A guerra assola em várias regiões do mundo; há conflitos entre grupos étnicos e rivalidades no seio de numerosos povos".
"Não foi a Igreja que impôs Fátima mas Fátima é que se impôs à Igreja". Na homilia da Eucaristia do dia 13, o Cardeal Angelo Sodano recordou também a ligação de Fátima aos últimos papas. Ao fazer referência a João Paulo II, as palmas dos peregrinos soaram naquele recinto. "No dia 13 de Maio de 1982, ele veio a este belo santuário agradecer à Senhora por ter escapado ao perigo de morte" – disse.
Ao meio milhão de peregrinos, o legado pontifício salientou também que os homens e mulheres de hoje estão "tentados a esquecer Deus". "Maria sabe que está em risco a salvação eterna dos seus filhos" – afirmou durante a homilia. "Nos nossos países, está em curso uma apostasia sub-reptícia que não pode deixar-nos indiferentes", acentuou. E finaliza: "A Europa está tentada a esquecer a Fé que fez a sua força no decorrer dos séculos".


Texto: Miguel Cotrim
Foto: Luís de Oliveira (Santuário de Fátima)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial