Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

10 de maio de 2007

Porque falham os casamentos?



Em debate na Rádio Regional do Centro



O índice de divórcios tem aumentado e a separação acontece também nos casais com meia dúzia de meses de vida em comum. Por que é que o divórcio acontece com tanta frequência e o que falta no relacionamento dos jovens casais, são questões, que estiveram em análise no programa "Conversas…no Atrium Solum" da Rádio Regional do Centro (FM 96.2), transmito no passado domingo, entre as 12 e as 13 horas.
O debate contou com a presença do professor José Carlos Seabra, presidente internacional da federação dos Cursos de Preparação para o Matrimónio (CPM), sua esposa Dr.ª Leonor e do cónego João Lavrador.
O padre João Lavrador reconheceu no início deste debate, que devemos congratular-nos pelo facto dos casamentos serem um êxito. "Há quem comemora 25, 30, 40 anos de casamento", referiu.
Para o padre João Lavrador "estamos numa sociedade em transformação, onde os valores se vão alternando e a família também sofre com o impacto dessa transformação". O sacerdote da Diocese de Coimbra reconheceu que "a família está a confrontar-se com situações novas" e tem que se saber adaptar.
Interpelado sobre as razões dos divórcios, o padre João Lavrador respondeu que se devem a questões educativas, entendimento entre o casal e a problemas profissionais. Na sua óptica, a problemática do desemprego atinge muito a família e muitas vezes quando um dos elementos do casal não trabalha, gere-se uma situação de conflito. O Padre João Lavrador vai ainda mais longe, apontando o dedo ao Estado, porque segundo ele, "nunca houve muito o cuidado de zelar pela Família, como ela merece…"
Para o professor José Carlos Seabra, "o amor continua a existir". O grande problema da nossa sociedade é a cultura do "Zapping". "Este método é utilizado com muita frequência no dia a dia. Estamos sempre a mudar para outra coisa mais garantida e que nos dê mais satisfação no imediato", salientou o professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Para José Carlos Seabra, o "casamento é uma vocação e um projecto de vida".
A Dr.ª Leonor Seabra reconhece que o "casamento exige um diálogo constante". As grandes razões das separações hoje em dia são por motivos de tempo, "há falta de tempo para dialogar e há falta de tempo para estarem juntos". "E quando assim acontecem, os casais chegam a uma altura que já não se reconhecem…"
Leonor Seabra concorda que a sociedade está "empenhada na ruptura do casamento". "Hoje, passamos muito tempo fora de casa e cabe ao Governo mudar isso".
Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial