Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

4 de maio de 2007

Igrejas e Monumentos abertos à noite para comemorarem o Dia Internacional dos Museus

A abertura de vários monumentos da zona histórica de Coimbra foi uma das formas encontradas para assinalar o Dia Internacional dos Museus, a 18 e 19 de Maio.

Igrejas e monumentos da zona histórica de Coimbra, entre os quais as igrejas da Sé Nova, Sé Velha e S. Salvador, mas também alguns espaços da Universidade de Coimbra (UC), como a Biblioteca Joanina e a Sala dos Capelos, estarão de portas abertas até à meia-noite, nos dias 18 e 19 de Maio, para assinalar o Dia Internacional dos Museus. Também à noite, o autocarro Funtastic percorrerá os lugares que compõem o “bilhete postal” de Coimbra.
O programa de comemorações deste ano contempla um conjunto de actividades, reflexo da parceria que o Museu Machado de Castro estabeleceu com a UC e Câmara Municipal – por intermédio da empresa municipal de turismo –, e do apoio de outras instituições, como a Região de Turismo do Centro, Serviços de Acção Social da UC, SMTUC e Escola de Hotelaria. “Está aqui a prova de que a cidade está cada vez mais unida”, congratulou-se o vice-reitor da UC, Pedro Saraiva, durante a apresentação da iniciativa, que num “acto de ousadia” decorreu ao início da madrugada do passado dia 3 de Maio, no Museu da Ciência. Ao longo dos dois dias, decorrerão exposições, conferências, actividades musicais e teatrais, percursos pedonais e visitas dramatizadas. Também poderão ser feitas visitas à torre da UC, que Pedro Saraiva disse constituir “uma última oportunidade” antes da intervenção a que esta será sujeita.
Parceiro importante nesta iniciativa é o Museu da Ciência, que será palco de várias iniciativas, entre as quais se destaca a noite de astronomia (dia 19), com actividades para crianças e observações – será também revelado, por exemplo, o que Camões sabia de astronomia. Também neste museu, decorrerá a 18 de Maio um debate público, onde se abordará, por exemplo, os projectos de recuperação da Alta e Baixa da cidade e a sua articulação com a candidatura da Universidade a património da Humanidade.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial