Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

3 de maio de 2007

Padre Dr. António Freire vai ter homenagem póstuma


O padre Dr. António freire vai ter homenagem póstuma no próximo dia 3 de Junho, na sua terra natal, Lisboinha – Pousaflores, onde nasceu a 18 de Novembro de 1919. Este ilustre sacerdote frequentou os institutos da Companhia de Jesus e foi ordenado presbítero em 15 de Julho de 1950. Faleceu em 18 de Fevereiro de 1997.
Doutorado pela Faculdade de Filosofia de Braga e pela Universidade de Oxford (Inglaterra), foi uma personalidade de projecção nacional como religioso, como professor universitário e como escritor.
Sacerdote culto, percorreu o país, realizando trabalhos de formação cristã, através de conferências sobretudo aos jovens universitários, liceais e diplomados.
Leccionou ao longo de mais de 50 anos na Universidade Católica, sendo considerado como grande mestre, pedagogo e amigo, ministrando cursos de Filologia Grega, História de Cultura Clássica e Literatura.
Brilhante foi a sua participação em vários congressos internacionais sobre a temática do latim e do grego, onde se impôs pela profundidade das suas comunicações, falando com fluência várias línguas clássicas e modernas.
Como escritor, publicou, além de uma muito divulgada "Gramática Grega", mais de meia centena de obras literárias e bastantes estudos em revistas de cultura de Portugal e do estrangeiro.
A cerimónia de homenagem realizar-se-á no decorrer da habitual festa de Lisboinha, às 16h30 do dia já indicado, sendo descerrada uma lápide com o seu nome, no largo principal daquela localidade.

Adriano Santo

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial