Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

4 de maio de 2007

2000 mil alunos de religião e moral reunidos em Penela


“Sou radical, escolhi Moral”. A frase, inscrita nas t-shirts de alunos do Colégio de Quiaios, traduz, ainda que de forma simples, o espírito do primeiro encontro diocesano inter-escolas da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Penela acolheu, no dia 30 de Abril, cerca de 2 000 alunos do 2º ciclo, acompanhados pelos respectivos professores, dispostos preencher o dia na vivência do tema “Juntos por um Sonho”.
Cerca de 30 escolas da diocese, quer do ensino oficial, quer do ensino particular e cooperativo, estiveram representadas no encontro que, nas palavras do Cónego Alfredo Dionísio, director do Secretariado Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica, quis despertar nos participantes o sentimento de que “há muitos a frequentar a disciplina”. No presente ano escolar, na diocese de Coimbra, frequentam a disciplina 7 644 alunos, num total de 11 010. “Juntos por um sonho”, escolhido como lema do encontro, lembrou aos alunos a importância de sentirem “que somos muitos a viver o ideal cristão, isto é, a seguir Jesus Cristo”. Ainda nas palavras deste responsável diocesano, a iniciativa pretendeu ser, também, um incentivo à realização de um sonho comum: o de trazer mais pessoas para frequentarem a disciplina por “valer a pena viver os valores cristãos”.
Do programa fez parte um momento de oração com a presença de D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra, uma apresentação de cada escola, um peddy paper de “assalto ao castelo” e animação musical. Num local próximo do pavilhão desportivo, onde se centralizou o encontro, os alunos puderam ainda usufruir de espaços com insufláveis, carros de karting ou dedicados a jogos tradicionais. No final do dia foram lançadas, em balões, mensagens escritas pelos participantes para que “sejam sempre capazes de sonhar”, como explicou Carla Diogo, professora na Escola EB 2+3 Rainha Santa Isabel, na Pedrulha.
Na opinião deste elemento da equipa organizadora, não pode falar-se numa crise na frequência da disciplina. Referindo o exemplo da sua escola, apontou a existência de 400 alunos inscritos, num total de 600. Sublinhando a presença de alunos de outras confissões nas aulas de Religião e Moral, salientou a importância de distinguir os conteúdos da disciplina daquilo que se faz na catequese: “tudo é feito à luz da mensagem de Cristo, mas os caminhos são diferentes”. No contexto da Educação Moral e Religiosa Católica, “a mensagem que se transmite é importante para qualquer um”.
Deixando a vontade de dar continuidade a estes encontros, estendendo-os até ao 3º ciclo, a equipa responsável pela iniciativa frisa a ideia de que esta foi uma experiência que dependeu da boa vontade e do esforço de muitos, explicando que as eventuais falhas serão sempre uma forma de aprender. Nos alunos que participaram ficou, de certeza, a alegria da brincadeira com sentido, espelhada nos sorrisos de quem encontrou um tesouro no castelo de Penela e outro na partilha de um mesmo sonho com outros.
Texto: Lisa Ferreira
Fotos: Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial