Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

10 de maio de 2007

A propósito dos incidentes ocorridos na paróquia:



Taveiro fica sem culto religioso


D. Albino Cleto disse, na passada segunda feira, que a igreja de Taveiro não terá culto religioso até que os diferendos surgidos entre a população e o pároco José de Matos estejam estudados e resolvidos. A decisão foi anunciada no final de uma reunião com uma comissão formada pelo executivo da junta de freguesia, o presidente da Assembleia Municipal e representantes da população. Um comunicado da Vigararia Geral da diocese explica que o que se pretende é "garantir o respeito devido ao lugar sagrado e evitar novos desacatos".
O incidente que deu origem a esta decisão do Bispo de Coimbra aconteceu no último Domingo, quando mais de uma centena de pessoas impediram o padre de celebrar a Eucaristia, acabando por obrigá-lo a abandonar a igreja, tendo sido necessária, inclusive, a intervenção da GNR. A população acusou o padre José de Matos de "afastar as pessoas da igreja" com atitudes de "arrogância" e "intransigência". D. Albino Cleto reconhece que o temperamento do pároco "não é fácil" mas afirma que "nas coisas em que houve guerras em Taveiro, em algumas delas, o padre tinha razão". Na nota da Vigararia geral é ainda dito que "o Bispo lamenta a reprovável iniciativa de quem mobilizou a população, por circular anónima e por via telefónica".
A população deve agora aguardar uma decisão definitiva que "pode levar um dia, uma semana ou um mês".

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial