Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

10 de maio de 2007

Nota da Vigararia Geral da Diocese de Coimbra a propósito dos incidentes ocorridos na paróquia de Taveiro


1. Conhecedores dos graves incidentes que, no passado Domingo, ocorreram na igreja paroquial de Taveiro, o Bispo de Coimbra e o Vigário geral da Diocese receberam hoje a Junta de Freguesia local, acompanhada por um grupo de moradores daquela povoação vizinha da cidade e ouviram também o pároco, P. António José de Matos.

2. Escutadas, uma vez mais, antigas e variadas queixas, o Bispo lamentou a reprovável iniciativa de quem mobilizou a população, por circular anónima e por via telefónica, e sublinhou as consequências que se poderão tirar da tentativa de forçar o Pároco a abandonar a paróquia.

3. Nos encontros havidos, foram informados os presentes de que outras pessoas e entidades irão ser recebidas, demorando-se para tal o tempo que for necessário.

4. Com o intuito de garantir o respeito devido ao lugar sagrado e de evitar novos desacatos, o Bispo de Coimbra decidiu que não haverá naquela igreja qualquer acto de culto sacramental enquanto o problema não for resolvido em moldes estáveis. Esta decisão foi comunicada a ambas as partes, que a aceitaram de bom grado.

5. Por iniciativa da Diocese, foi dito que se abrirá excepção para os funerais que, se não forem realizados pelo Pároco, poderão ser assegurados pelos cuidados da Secretaria Diocesana.

Coimbra, 7 de Maio de 2007

O Vigário Geral
Cón. Dr. Manuel Leal Pedrosa

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial