Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

14 de março de 2007

Faleceu o Professor Miguel Baptista Pereira, catedrático de Filosofia na Universidade de Coimbra

Miguel Baptista Pereira, uma das grandes referências do século XX português na área da Filosofia, professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, faleceu no dia 5 de Março, com 77 anos.
Natural de Vila do Conde, fez os seus primeiros estudos no Seminário de Braga, onde foi ordenado sacerdote em 1953. Ingressou, depois, na Universidade de Comillas, em Santander e concluiu a licenciatura em Filosofia, em Coimbra, tendo defendido a sua tese de doutoramento na Alemanha. João Maria André, seu discípulo e depois seu par no Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras, realça o seu afastamento das "grandes tribunas da fama pelas quais nutria um explícito e assumido desprezo".
Antes do 25 de Abril, esteve sempre do lado dos estudantes sem medo de represálias. Conselheiro da Gulbenkian, o professor deu também nome a um prémio anual da Fundação Engenheiro António de Almeida.
O funeral, depois de Missa de Corpo Presente na Capela da Universidade, realizou-se para o cemitério de Bagunte (Vila do Conde).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial