Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

14 de março de 2007

Reunido em Mira, a 6 e 7 de Março

Pastoral da Caridade preocupa Conselho Presbiteral

O Conselho Presbiteral da Diocese de Coimbra, reunido nos passados dias 6 e 7 de Março, reflectiu sobre o Estatuto Económico do Clero e a Pastoral da Caridade na Diocese de Coimbra.
Terminados os cinco anos de experiência do Estatuto Económico do Clero, determinam os respectivos estatutos que se proceda à revisão do texto, em ordem à sua versão definitiva, e se promulgue com carácter permanente. Embora o texto não tenha sofrido alterações significativas, os padres do Conselho, tendo dialogado com os sacerdotes dos diversos Arciprestados, ofereceram importantes ajudas na implementação do mesmo. A reflexão debruçou-se sobre a comunhão presbiteral que está presente neste Estatuto, o seu carácter obrigatório para todo o clero e algumas questões relacionadas com o regulamentação práctica do mesmo Estatuto.
O Senhor Bispo, dentro de breve prazo, fará a promulgação definitiva do Estatuto Económico do Clero da Diocese de Coimbra.
O segundo tema, que se referia à organização da Pastoral da Caridade na Diocese de Coimbra, não sendo a primeira vez que vinha à reflexão do Conselho Presbiteral, motivou, desta vez, para além da sensibilização para a urgência da implementação desta área da pastoral da Igreja e da atenção às novas formas de pobreza, que se aprovasse uma proposta coerente de resposta diocesana na área da Caridade. Assim, aprovou-se a seguinte proposta a apresentar ao senhor Bispo:
a) A nível paroquial
A constituição de um serviço organizado que coordene, anime e desenvolva acções no domínio da pastoral da caridade. Os membros que compõem este serviço devem pautar-se pelo profissionalismo e amor cristão, integrados na comunidade cristã possuam a formação suficiente para saber ler os sinais na sociedade por onde passam as grandes carências humanas.
b) A nível diocesano
A constituição de um serviço que coordene as acções a realizar no âmbito diocesano; saiba ler, com amplitude, a realidade da pobreza na diocese; proponha acções de resolução envolvendo as instituições existentes ou a criar; oriente a formação dos agentes da pastoral da caridade.
c) A elaboração de um programa adequado e coerente de formação de agentes para a pastoral da caridade.
d) A criação de um Conselho Diocesano da Pastoral da Caridade que seja um espaço de diálogo entre todas as instituições que trabalham no âmbito da caridade na diocese.
e) Ajustar o trabalho pastoral da Caritas Diocesana para que seja ela, como serviço diocesano, a desempenhar a função que atrás se denomina de Serviço Diocesano da Pastoral da Caridade.
O Conselho foi de parecer que se deveria motivar toda a Diocese para uma iniciativa comum dentro do âmbito das pessoas idosas e que se sentem desamparadas. Toda a Diocese, através dos serviços paroquiais da pastoral da Caridade, irá estar atenta e promoverá acções de modo a que todos e cada um dos idosos não sinta que se encontra só na resolução dos problemas do dia a dia.


Cónego João Lavrador

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial