Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

14 de março de 2007

Na comemoração dos 75 anos da Obra de Santa Zita

Mons. Alves Brás dá nome a rua de Coimbra


O descerramento de uma placa toponímica no Tovim de Baixo, uma eucaristia, um almoço de confraternização e uma tarde cultural marcaram as comemorações da Obra de Santa Zita em Coimbra.
Monsenhor Alves Brás tem desde do passado Domingo, o nome associado a uma rua de Coimbra. A rua do fundador da Obra de Santa Zita fica situada no Tovim de Baixo, na primeira artéria à direita para quem sobre em direcção a Vale de Canas, só tem sentido ascendente. O acesso é feito pela rua Vitorino Nemésio para poente até à tua das Barreiras, paralela à Avenida Elísio de Moura.
Maria da Conceição Brites, presidente nacional da Obra de Santa Zita, que comemora 75 anos de actividade, lembrou que a atribuição do nome de uma rua em honra de monsenhor Alves Brás representa "um sinal de gratidão pelos seus gestos nobres".
Para além de considerar a homenagem uma medida "digna e justa", Maria da Conceição Brites acrescentou que o sacerdote diocesano, cujo processo de beatificação está em curso, foi "um homem que sobressaiu na sua época pela grande sementeira de amor que cultivou e pelas obras que fundou".
O "apóstolo da família" como foi designado por Maria da Conceição Brites, "não deixou ninguém indiferente", razão pela qual acredita que "a sua beatificação não deve demorar muito", desejando ainda que a rua sirva de "incentivo a todos os que nela passarem para irem mais além".
O Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, conheceu pessoalmente monsenhor Alves Brás e mostrou-se agradecido por ver a autarquia "enaltecer alguém da igreja". "Viu, muito cedo, que Coimbra era o lugar para plantar mais uma das flores do grande jardim que era que era a sua obra", destacou.
Para o vice-presidente da Câmara de Coimbra, João Rebelo em representação de Carlos Encarnação, considerou ser "um dever da autarquia e cidade lembrar e perpetuar o nome daqueles que se distinguem no seu trabalho e vida". A rua escolhida par homenagear Joaquim Alves Brás não foi, segundo o autarca, planeada, embora tenha surgido por "necessidade" da construção da Circular Externa. Factor que mereceu uma comparação com a obra de monsenhor Alves Brás…
A inauguração da rua marcou o início de várias iniciativas que se prolongaram ao longo do dia e incluíram uma missa presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto na igreja de Santo António dos Olivais, um almoço convívio na sede da obra e uma tarde cultural com fados de Coimbra e a apresentação de um documentário sobre a evocação histórica da Obra de Santa Zita.
Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial