Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

8 de março de 2007

Vidas adsl: o desafio de optar

A Pastoral das Vocações da Diocese de Coimbra realizou nos dias 3 e 4 Março um encontro para jovens intitulado: Vidas adsl – o desafio de optar. Este encontro teve como objectivo levar os jovens participantes a reflectir sobre a vocação e a necessidade de fazer opções, de modo a que a vida tenha um rumo, um sentido e também contactar de perto com a vida consagrada, que procura ser sinal de uma vida adsl.
Tendo em conta a realidade juvenil de hoje, e partindo da proposta de um fim-de-semana com outros jovens, em ambiente festivo, para se perceber a importância de fazer opções, o encontro partiu do conceito adsl, habitualmente associado à net, à rapidez, à banda larga, dando-lhe um contexto mais vasto e de maior profundidade.
Em primeiro lugar adsl significando banda larga define desde logo a relação de Deus com cada um de nós, Deus é banda larga, isto é, é o Deus misericordioso, próximo, atento, o Deus que em Jesus se faz nosso companheiro de viagem;
Por outro lado adsl é também uma provocação a vencer a banalidade com a profundidade, com sentido, e por isso o conceito adsl é um apelo a que a todos e cada um, na vida de todos os dias e nos locais onde nos encontramos, amemos Deus sem limites.
É por causa disto então que a vida deve ser ADSL (amar Deus sem limites!).
Tendo como ponto de partida, e como ponto de chegada, esta realidade, a Pastoral das Vocações de Coimbra organizou este encontro onde participaram cerca de 50 jovens.
A manhã de sábado foi preenchida com um tempo de oração, apresentação dos participantes e com um painel de discussão com a Drª Maria de Lurdes (psicóloga) e o Pe. Manuel Carvalheiro que apresentaram razões para optar, para optar por Deus e para optar por uma vida adsl.
Depois os participantes partiram para as comunidades de consagrados que os acolheram (institutos religiosos e de vida consagrada, seminário e a comunidade residente do Pré-seminário de Coimbra).
Na noite de Sábado D. Albino Cleto, que nesse dia celebrava o seu 72º Aniversário, presidiu a uma vigília de oração na Igreja de S. José, na cidade de Coimbra, onde pediu aos jovens para “aprenderem com Jesus a serem servos, a serem apaixonados pela humanidade e a servi-la com o entusiasmo e irreverência das suas vidas” ao jeito de Jesus que “nos ensinou que há mais alegria em dar do que em receber”, acrescentou.
Na manhã de Domingo houve outros jovens que se juntaram a esta iniciativa e que durante a manhã fizeram um peddy-paper pela alta da cidade de Coimbra que tinha como temática a questão vocacional.
Pelas 11h, na Sé Nova, D. Albino Cleto presidiu à eucaristia onde interpelou os participantes pedindo-lhes que “na escuta de Jesus acolhessem sem medo o seu chamamento e fossem capazes de descer da montanha para ir ao encontro dos irmãos, sobretudo dos mais pobres”. Seguiu-se um almoço partilhado e a tarde foi de festa com música, teatro e alguns testemunhos de consagrados, padres e de um casal, cada um a partir da sua opção de vida, partilhou como é que a sua vida é adsl.
Terminado o encontro os participantes regressaram a casa com o desafio de fazer da vida de todos os dias uma vida ADSL.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial