Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

8 de março de 2007

Gen Verde deu concerto pela Paz em Coimbra

Um manto de música, de palavras e de mensagens de amor

A música, a representação, os cenários feitos de projecções, imagens e biombos móveis, os pormenores de uma história que conta valores e ideais, o entusiasmo e a fé visíveis nas palavras e nos gestos, a simplicidade bonita de mulheres iguais às outras. Está tudo ao serviço de uma mensagem que chega ao público com a força das emoções misturadas e foram estes os sinais deixados pelo grupo Gen Verde, num espectáculo que teve lugar no Teatro Académico Gil Vicente, integrado na Semana Cultural da Universidade. Marcaram presença na plateia o bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, e o bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto.
O manto do mundo é um musical que relata e faz experienciar momentos marcantes do Movimento dos Focolares. A história começa na época da II Guerra Mundial. Chiara Lubich descobre, então, a certeza de que o Amor vence tudo e partilha a descoberta com uma comunidade que cresce, lentamente, fundada na raiz profunda de vida, que é o Evangelho. A partir de Trento, em mais de 60 anos, o Movimento une milhões de pessoas, de todos os cantos do mundo num espírito de fraternidade sincera. Num diálogo entre a fé e o agnosticismo, encontram-se a ética e a solidariedade como pontos comuns da humanidade.
Em palco, as feições, os sotaques, as cores de quem nasceu em cantos diferentes do planeta misturam-se nas danças e canções. O grupo viaja pelos cinco continentes, há mais de 30 anos. Actualmente, são 23 as mulheres de 13 nacionalidades que “cantam, dançam, compõem, guiam as suas próprias carrinhas e organizam as suas próprias tournées, por estarem convencidas de que há algo de extraordinário para viver e algo de vital para comunicar”. É nestas palavras que o grupo se define na página oficial na Internet.
Pelas palavras que prendem, pela originalidade e pela cor, pelas coreografias, pela harmonia de vozes distintas, o espectáculo mostra que em cada momento de vida podemos escolher amar. Foi essa a fórmula ensinada por Cristo para que possamos experimentar o céu na terra.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial