Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

9 de março de 2007

Padre Vasco Magalhães nas conferências quaresmais da cidade:


“A Igreja tem que aprender a ser fermento”



“Família sim, Casamento não?”. As respostas da sociedade a esta questão são, hoje, muitas e diferentes e têm por base mudanças de mentalidade e de formas de viver que o padre jesuíta Vasco Magalhães disse exigirem uma readaptação contínua de cada um de nós. Falando na segunda Conferência Quaresmal deste ano, no Salão Polivalente de S. José, o director do Centro Universitário Padre António Vieira, no Porto, apontou o individualismo e a procura de segurança sem compromisso como as marcas de uma cultura que rejeita cada vez mais frequentemente o casamento.
“A Igreja tem, por isso, que aprender a ser o resto”, a minoria, o fermento na massa. Para o padre Vasco Magalhães é importante conferir ao casamento a dimensão de uma missão a dois que se transforma num ideal de comunhão. Numa sociedade onde o entendimento que se faz do amor se liga á satisfação do eu e à ausência de qualquer tipo de sacrifício, é importante também educar para a afectividade e, sobretudo para a maturidade afectiva que nos impele a tomar decisões fundadas no amor.
Num mundo em que a economia, a política e a ciência criam e recriam constantemente novas fórmulas culturais, o padre Vasco Magalhães sublinha a importância das novas gerações, afirmando que “não podemos deixar de acreditar nelas nem desistir delas”, já que a inteligência afectiva deve crescer com elas e tornar-se sólida pela educação.
Como caminhos e soluções, o conferencista dirigiu-se aos cristãos pedindo-lhes que denunciem o que está errado, que apresentem a família e o casamento de forma convincente, que anunciem e apliquem uma pastoral da felicidade assente na redescoberta do Amor sentido e vivido.
A próxima Conferência Quaresmal, no dia 15 de Março, sobre a “relação pais filhos”será conduzida por Eduardo Sá, professor da Faculdade de Psicologia.




Lisa Ferreira

1 Comentários:

Blogger João Miranda Santos disse...

Já agora, só por correcção, já que nos programas estava o mesmo erro, o Pe. Vasco Pinto de Magalhães é director adjunto do Centro Universitário de Reflexão e Encontro Universitário - Inácio de Loiola, esse sim no Porto.

5:06 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial