Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

15 de fevereiro de 2007

Responsável mundial pelo escutismo visitou agrupamento de Ceira

Eduardo Missoni, secretário-geral do movimento escutista mundial, esteve em Portugal para participar num fórum que assinalou o primeiro centenário deste movimento educativo. Na sequência desta deslocação ao país, visitou o agrupamento de escuteiros de Ceira, a comemorar 40 anos de vida, como forma de contactar directamente com a prática escutista em território nacional.
Referindo a importância de guardar impressões do escutismo português, que considerou ser de "tradição mas com inovação", misturou-se com os jovens de várias idades, numa visita à sede inaugurada em 1991 mas em construção desde 1980, com o trabalho e esforço dos escuteiros da freguesia. Manifestando vontade de saber mais sobre actividades, projectos e formas de estar, cantando com os mais pequenos ou partilhando ideias com os mais velhos, incitou os que estavam presentes, à construção de " um mundo melhor, para hoje e para as futuras gerações".
A visita a Portugal do secretário-geral foi motivada pela realização do fórum "Escutismo, Sociedade, Futuro". Eduardo Missoni apresentou uma comunicação sobre a presença educativa do movimento na juventude ao longo de gerações, referindo os novos desafios que surgem agora num segundo século de vida e na adaptação a uma realidade juvenil em rápida mutação. O Fórum insere-se num programa mais vasto de comemoração do centenário, que terá o seu ponto alto num acampamento nacional a acontecer no Verão, em Idanha-a-Nova.
Da agenda da visita a Portugal constaram ainda reuniões de trabalho com a comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, na Assembleia da República, e com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias.
Missoni lidera, desde 2004, um movimento de 28 milhões de membros, rapazes e raparigas, homens e mulheres, em 155 países. Foi escuteiro e jovem dirigente em Itália e afirma, orgulhosamente, que o escutismo transformou a sua vida. É médico especialista em medicina tropical, tendo iniciado a sua vida profissional como voluntário na Nicarágua. Trabalhou na UNICEF, no México, e tem assumido claramente um compromisso com o desenvolvimento de iniciativas da sociedade a favor da juventude mais desfavorecida e pela promoção de uma cidadania mais activa. Durante 16 anos, foi o responsável pelos programas governamentais italianos de cooperação na área da saúde, na América latina e nos países sub-Sarianos. Continua a desafiar os jovens escuteiros a respeitarem a missão que Baden Powell, fundador do movimento, lhes entregou há 100 anos: deixar o mundo melhor do que o encontraram.


Lisa Ferreira

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial