Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

15 de fevereiro de 2007

Câmara lança concurso para monumento a mons. Nunes Pereira



A Câmara Municipal de Coimbra, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do Monsenhor Nunes Pereira, lançou um concurso de ideias para um monumento em honra do padre e artista, a implantar num parque ou rotunda da cidade de Coimbra. As candidaturas devem ser apresentadas até dia 16 de Fevereiro, às 16h, estando a participação aberta a artistas plásticos nacionais de países membros da União Europeia.
Este concurso insere-se num programa mais vasto que se estende por todo o ano e que pretende "ser marcante no panorama cultural". O conjunto de iniciativas, a decorrer desde Dezembro do ano passado e a estender-se até ao final de 2007, foi planeado e organizado por uma Comissão da qual fazem parte a autarquia, o Movimento Artístico de Coimbra (MAC), a Delegação Regional da Cultura do Centro, a Delegação de Coimbra do INATEL e o Seminário Maior de Coimbra.
O programa, descrito como "ambicioso e diversificado" por Mário Nunes, vereador da cultura e presidente da Comissão organizadora, pretende, nas suas palavras "sustentar uma memória presente e futura" e inclui uma sessão solene, exposições, lançamento de livros, cerimoniais religiosos, visitas guiadas, um roteiro Augustiano, concertos e um concurso literário e artístico, entre outras actividades.
O Monsenhor Nunes Pereira nasceu em 1906 e morreu em Junho de 2001. Nascido na aldeia de Fajão, foi expressando, pela arte, uma vida dedicada aos outros e ao serviço da Igreja. Foi pároco em Montemor-o-Velho, Coja e S. Bartolomeu, tendo sido ainda Vigário Geral da diocese, na década de 70. Da vida, traz para o papel retratos espontâneos do que vê e sente e notabiliza-se pelo seu valor no âmbito da arte religiosa não só pelas esculturas e xilogravuras em madeira, mas também pelos vitrais e imagens presentes em muitas igrejas da região e até em casas de particulares. Na área das letras, publicou vários livros e foi colaborador em alguns jornais. Foi chefe de redacção do "Correio de Coimbra" durante mais de vinte anos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial