Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

8 de fevereiro de 2007

Obra de Santa Zita comemora 75 anos em Coimbra

Juridicamente enquadrada nas Instituições de Solidariedade Social, desde 1985, a Obra de Santa Zita (OSZ) celebra este ano 75 anos de existência.

Nascida na Cidade da Guarda (1932) e rapidamente implantada em todo o País, a OSZ chegou a esta cidade de Coimbra em 1948. Depois de ter passado por várias localidades, radicou-se, definitivamente, em 1964, na Rua Gil Vicente, nº 2, actual sede da Obra.
Vocacionada para fazer face a problemas que no tempo desrespeitavam a jovem mulher, negando-lhe os seus direitos e dignidade, a OSZ apostou na defesa e promoção destas jovens e tudo fez, com bastante sacrifício, mas muita generosidade e empenho, para elevar o nível da sua formação e preparação em todas as dimensões, possibilitando, que mais tarde, pudessem ser boas donas de casa, boas esposas, boas mães e algumas, boas consagradas.
Atingir a família, desprovida de valores, era a grande paixão do padre Brás: “Salvando a Família é todo o mundo que é salvo”.
A prevenção pela formação, a grande estratégia que mudou a vida de muitas jovens e que visava atingir as três famílias cruzadas na sua vida: a de origem, aquela onde trabalhava e aquela que viria a constituir.
Trabalhar na prevenção para remediar, atempadamente, certos desvios, foi a grande intuição do seu Fundador, Mons. Brás. Formadas e preparadas, as jovens mulheres, estavam em condições de assumir a defesa da sua dignidade e a de suas companheiras.
Durante largos anos a OSZ dedicou-se, incansavelmente, a estas jovens, uma associação dinâmica e activa de jovens cristãs, apostólicas, jovens, agora, mais conscientes da sua dignidade e da sua vocação e missão na sociedade e na Igreja. A partir dos anos oitenta, a mudança operada no sector do serviço doméstico, foi reduzindo gradualmente o número de associadas, o que exigiu o repensar da vida e da acção da mesma.
Sem descurar a atenção às suas Associadas e continuar a abrir a porta a outras, que mais raramente foram surgindo e como meio de apoiar a mulher e a família a OSZ, criou algumas actividades tais como: Creches, Jardins-de-Infância e ATL’s; Serviço de Apoio a Idosos; Serviço de Colocações; Escola Profissional de Agentes de Serviço e Apoio Social (ASAS), actualmente em Lisboa e Funchal; CAT - Centro de Acolhimento Temporário para Crianças em risco, em Castelo Branco; Atendimento a Famílias que a todo o momento batem à porta, pedindo ajuda. Em algumas cidades, mas muito poucas, a Obra tem ainda um serviço de acolhimento temporário a jovens estudantes e adultos.
Dinamizada pelas Cooperadoras da Família, membros de um Instituto Secular, fundado quase em simultâneo com a Obra pelo mesmo Fundador, Monsenhor Joaquim Alves Brás e, em colaboração com as actuais Associadas e demais pessoas amigas, a OSZ nesta cidade de Coimbra, desenvolve uma série de serviços: mantém em funcionamento os cursos de formação familiar: culinária, bordados; artes decorativas, corte e confecção, aulas de guitarra; reuniões de formação para Associadas e outras pessoas amigas, convívios, passeios, etc.. Com base num acordo com os Serviços dos Hospitais da Universidade de Coimbra, acolhe doentes em processo de tratamento hospitalar que não necessitam de internamento. Em colaboração com os Serviços Sociais dá ainda apoio a outros doentes e seus familiares, do continente e das ilhas. Tem em funcionamento um serviço de colocações e procura dar resposta às necessidades que vão aparecendo. Acolhe temporariamente situações de violência doméstica, reencaminhando logo que possível para outras Instituições. Acolhe também, em regime temporário, alguns jovens estudantes e adultos.
As celebrações das Bodas de Diamante, a nível Nacional tiveram o seu início na Guarda, cidade berço da OSZ, e terão o seu termo nos dias 27 e 28 de Abril, deste ano, em Lisboa, Sede Geral da Obra, por ocasião da Festa da sua Padroeira, Sta Zita. A seu tempo tornaremos público a viagem a Lisboa, para a qual convidamos todas as pessoas que tenham desejo de participar.
A nível da cidade de Coimbra, a celebração dos 75 anos da OSZ, terá lugar no dia 11 de Março de 2007, data muito próxima da celebração da morte do seu Fundador, 13 de Março de 1966. Desde já, convidamos todas as pessoas desta cidade que conheçam a Obra ou não e que queiram acompanhar-nos na celebração deste evento. Brevemente tornaremos público o programa da efeméride e o respectivo convite.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial