Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

1 de fevereiro de 2007

Formação do Clero





Centros sociais em debate

"Os desafios pastorais da Encíclica Deus Caritas est à Diocese de Coimbra" foram motivo de reflexão de cerca de 55 padres da nossa diocese, reunidos na Casa da Sagrada Família, em Mira, dos dias 22 a 26 de Janeiro. Estiveram presentes vários especialistas da Universidade Pontifícia de Salamanca, que orientaram discussões e debates, promovendo uma compreensão, em profundidade, dos conteúdos da mensagem do papa Bento XVI, que, como referiu o Bispo de Coimbra, D. Albino, desafia os cristãos a revelarem o Amor que vem de Deus, no mundo de hoje.
A aplicação das temáticas abordadas na prática pastoral diária dos nossos presbíteros foi também parte importante da semana. No dia 25, realizou-se uma mesa redonda, com a participação de intervenientes na área da acção social e caritativa, numa reflexão sobre "questões concretas da pastoral da caridade na diocese de Coimbra, a nível diocesano e paroquial".
Para o professor José Dias Coimbra, presidente do Secretariado Regional da União das Misericórdias Portuguesas, é importante estar atento aos novos problemas que surgem na área da acção social. No caso concreto da instituição de que faz parte, sente que "começa a haver a ideia de que a Igreja pode ser dispensada das Misericórdias", sendo, por isso importante, que as comunidades, os bispos, a conferência episcopal se façam presentes. Carlos Neves, da Caritas de Coimbra traçou um retrato da diocese, observando que só os concelhos de Coimbra e Figueira não fazem parte do mapa do Portugal desfavorecido, elaborado pelo governo. Salientou ainda a importância dos grupos sócio caritativos locais, chamando a atenção para a necessidade de formação, nesta área, daqueles que pertencem a estes organismos. O padre Luís Costa apresentou depois a sua experiência concreta, em quatro centros sociais localizados nas paróquias que orienta. O debate, moderado pelo cónego João Lavrador, permitiu aos padres presentes falarem das suas experiências, da dificuldade de gerir centros sociais, da importância de fazer deste um trabalho humano e de amor, com a participação activa da paróquia, ainda que de forma cada vez mais profissional e adaptada ao nosso tempo.
À margem de uma das sessões de formação, D. Albino salientou a importância desta semana de encontro e reflexão, que "consegue evitar o envelhecimento pastoral e o envelhecimento de mentalidades". Para o Bispo de Coimbra, tem-se conseguido que os sacerdotes "não caiam numa rotina que apenas garante os serviços litúrgicos". O pastor da diocese sente que "tem nascido, na grande maioria dos padres, uma curiosidade e um certo espírito de frescura que depois se repercute na sua actuação".

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial