Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

15 de fevereiro de 2007

Pároco da Mealhada e Vacariça, professor no ISET de Coimbra e colaborador assíduo do “Correio”



Faleceu o Padre Abílio Duarte Simões

Uma centena de padres e milhares de fiéis participaram, no dia 9 de Fevereiro, no funeral do Padre Abílio, na Mealhada, depois da Eucaristia presidida pelo Bispo D. Albino Cleto.
Faleceu o Padre Abílio Duarte Simões
O padre Abílio Duarte Simões, de 61 anos, responsável pela paróquia da Mealhada, foi encontrado sem vida, no dia 7 de Fevereiro, à noite, caído junto à valeta, na localidade de Gagos (sua terra natal), freguesia de Cumieira, concelho de Penela.
O seu funeral, presidido pelo Bispo da Diocese, realizou-se no dia 9 com missa de corpo presente na igreja da Mealhada com a presença de uma centena de sacerdotes e de milhares de fiéis. O Padre Abílio Duarte Simões foi sepultado no cemitério da mesma localidade.
"A forma como morreu o Padre Abílio tornou-se emocionante e chocante para todos nós, porque ninguém estava à espera", disse o Bispo da Diocese na sua longa homilia. Fazendo referência à liturgia do dia, D. Albino caracterizou este sacerdote como "um servidor fiel ao serviço da Igreja e da sua diocese, nomeadamente do arciprestado da Mealhada".
O prelado da diocese também referiu a grande generosidade do Padre Abílio, que dava aulas gratuitamente de Latim e Grego no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra. A sua função como capelão no Hospital de Cantanhede também era um dom gratuito, sem nunca ter levado um único tostão, referiu ainda D. Albino Cleto.
Para o Bispo da Diocese, uma coisa é certa, "o Padre Abílio foi um servidor fiel: teve um coração generoso e bondoso". Este sacerdote acolheu ainda centenas de imigrantes oriundos dos países de leste que se encontravam um pouco perdidos na região, disse D. Albino ao concluir a sua homilia.
O Bispo de Coimbra aproveitou a ocasião para informar os cristãos presentes "que será muito difícil para o bispo da diocese substituir neste preciso momento o sacerdote falecido", pelo facto de não possuir sacerdotes disponíveis. D. Albino Cleto pediu compreensão e paciência pela ausência de um sacerdote nos próximos tempos. No entanto, incumbiu o Padre Godinho (Pároco do Luso) para as tarefas mais urgentes, como os sacramentos (Baptismo, Matrimónio e Santa Unção) e eventualmente algum funeral que se possa realizar. Aos domingos irão alguns sacerdotes de Coimbra para presidirem às eucaristias.
Nascido na Cumieira a 19 de Agosto de 1945, entrou para o Seminário a 7 de Outubro de 1956 e foi ordenado em 1 de Agosto de 1970 por D. Frei Francisco Fernandes Rendeiro. Posteriormente licenciou-se em Estudos Clássicos na Faculdade de Letras.
Foi nomeado coadjutor de Cantanhede a 5 de Setembro de 1971; capelão militar a 15 de Maio de 1974; reitor da Mealhada e pároco de Vacariça a 13 de Outubro de 1974; administrador da Paróquia de Sepins a 3 de Fevereiro de 1988; pároco de Casal Comba e Ventosa do Bairro a 29 de Setembro de 1989.
Em 29 de Março de 1992, D. João Alves nomeia-o pároco da Mealhada, por ocasião da bênção da nova igreja. Nesse mesmo ano assume o Arcipreste da Mealhada.
No dia 25 de Novembro de 2002 foi nomeado capelão do Hospital de Cantanhede, cidade onde foi professor do ensino secundário.
O Padre Abílio Duarte Simões era ainda professor de Latim e Grego no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra e colaborador do "Correio de Coimbra", onde mantinha uma coluna de opinião quase semanal.
O "Correio", que tinha no Padre Abílio um colaborador entusiasta e um grande amigo, junta-se à dor da sua família, apresentando-lhe, na pessoa do irmão Diamantino, as mais sentidas condolências.


Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial