Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

18 de novembro de 2008

Soure: um curso bíblico centrado no Ano Paulino




No salão paroquial de Soure, de 10 a 14 de Novembro, decorreu um Curso Bíblico dedicado ao Ano Paulino e destinado especialmente às comunidades cristãs do arciprestado Alfarelos e Soure. Promovida pelo arcipreste, padre José Cunha, a iniciativa foi orientada por Frei Manuel Arantes da Silva dos Frades Capuchinhos, e pretendeu estimular a leitura e interpretação das Cartas de São Paulo e incentivar o estudo da Bíblia. Durante os cinco dias, Frei Arantes catequizou com a vivência de São Paulo, dezenas de participantes, iniciando o curso com a descrição da vida de São Paulo, "aquele que, perseguindo os cristãos, foi chamado por Deus para ser Seu apóstolo e evangelizar".
Destas sessões evangelizadoras aprendemos que "após a conversão de Paulo ao Cristianismo, o apóstolo dedicou inteiramente a sua vida a pregar a Palavra de Jesus, estendendo-a a quase todo o mundo antigo. É chamado o "Apóstolo dos Gentios" pois levou a palavra aos pagãos e não só para os judeus", disse o frade, esclarecendo que "escolhido por Jesus para o apostolado, Paulo sabia que sua missão não era outra a não ser pregar e difundir o Evangelho. E isto significava, para ele, mostrar a todos a figura de Cristo como Mestre e Salvador do mundo. Daí a sua profunda humildade, mostrando-nos que, na sua missão de evangelizador, ele não buscava pregar a si mesmo ou fazer alarde da sua sabedoria. Era apenas um servidor do Evangelho e isso pela vontade daquele que o escolhera: "Sou o último dos apóstolos e nem mereço ser chamado assim, pois vivi perseguindo a Igreja de Deus" (I Cor 15, 9).
O apóstolo, apoiando-se na sua fé, na sua profunda convicção, aliadas a uma imbatível perseverança, no meio de tantos sofrimentos, escreveu cartas (ou epístolas) a algumas comunidades que evangelizou. As suas cartas mostram o carácter humilde e despretensioso do grande Evangelizador.
O maior benefício espiritual ao celebrar o Ano Paulino é certamente a vivência de nossa fé, para que cada um de nós seja discípulo missionário de Jesus com foi Paulo, com a vida, a palavra e seus escritos. As Cartas de São Paulo deram origem a composições e melodias de CD de música religiosa, numa iniciativa dos frades franciscanos capuchinhos. "Paulo, Apóstolo de Cristo Jesus/ escolhido para anunciar/ o Evangelho da graça e da cruz/- Ai de mim, se eu não Evangelizar!" é um dos temas musicais que reflecte a missão de apostolado que todo o cristão deve assumir.



Aldo Aveiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial