Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

18 de novembro de 2008

Louriçal: Convento das Clarissas celebra 300 anos de história


O Convento do Louriçal, da Comunidade das Irmãs Clarissas do Desagravo, irá celebrar os seus 300 anos de história. Num comunicado enviado à redacção do "Correio", as responsáveis sublinham que as comemorações terão o seu início no próximo dia 23 de Novembro com apresentação oficial da edição fac-simile do livro "História do Real Convento do Louriçal" (1750), da autoria do Padre Manuel Monteiro.
Antes da apresentação da obra, celebrar-se-á a Eucaristia na Igreja Matriz. As 15 horas decorre um concerto na Igreja do Convento pela Filarmónica Louriçalense. Às 16 horas é inaugurada a Exposição Eucarística; No fim é recitado o Terço do SS.mo Sacramento e Bênção na Igreja do Convento.
Maria do Lado (1605-1632) sonha quando o apelo de Cristo se fez sentir num chamamento à adoração eucarística. Esta concretizou-se, de início, no Recolhimento de Terceiras Franciscanas que foi construído sobre a casa de seu pai, António do Rego. A 9 de Março de 1690 – no reinado de D. Pedro II – iniciaram-se as obras para transformar o Recolhimento em Convento. Prosseguiram no reinado D. João V, que fora beneficiado com a cura de uma doença grave, sendo concluídas em 1708.
Vindas as Fundadoras do Convento do Calvário, de Évora, foram recebidas no Louriçal por D. António de Vasconcelos e Sousa, Bispo de Coimbra, clero e muito povo no dia 8 de Maio de 1709. Nesta data, as Escravas do Santíssimo Sacramento, comunidade iniciada por Maria do Lado, integraram-se na Ordem de Santa Clara.
O Convento do Louriçal resistiu à fúria das invasões francesas, das leis liberais e republicanas que ditaram o exílio das suas Religiosas (1910/1928). Apesar de tudo, ergue-se, ainda hoje, majestoso a contar a sua história de três séculos, entretecida à sombra do sacrário, com feitos de amor e fé.
Poderá obter mais informações em: http://www.clarissaslourical.com/


Programa de Janeiro de 2009
Dia 11 – 15,00h – Adoração Eucarística, seguida da Conferência: «A Origem da Instituição do Recolhimento do Louriçal», por Frei José Silvestre dos Ramos Silva
Dias 13, 14, 15, 16 : Triduo e Festa do Desagravo
18,30h – Adoração Eucarística e Missa
Dia 25 – 15,00h – Adoração Eucarística seguida da Conferência: «D. Pedro II» por Maria Paula Marçal Lourenço.
De 25 de Janeiro a 1 de Março de 2009 decorrerá em Vila Pouca da Beira uma exposição documental referente ao Convento do Louriçal.
Exposições documentais e outros eventos surgirão durante o ano 2009, no Louriçal ou outros locais que estão relacionados com o Convento do Louriçal.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial