Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

18 de novembro de 2008

Faleceu o Padre Manuel Francisco Rumor


No dia 14 de Novembro, faleceu em Cadima, o Padre Manuel Francisco Rumor, que foi pároco daquela freguesia de 1939 a 2001. O seu funeral, no dia 15, realizou-se para o cemitério local, depois de missa de corpo presente a que presidiu o senhor D. Albino Cleto, e concelebrada pelos cónegos Leal Pedrosa e Alberto Gil e mais dezoito sacerdotes das paróquias vizinhas.
O Padre Manuel Rumor era natural da Gândara, freguesia de Covão do Lobo, concelho de Vagos, onde nasceu a 23 de Setembro de 1914. Em 1926 entrou no Seminário de Coimbra, sendo ordenado, por D. António Antunes, a 27 de Junho de 1937. Depois de dois anos como coadjutor de Pampilhosa da Serra e pároco de Pessegueiro, em 1939 foi transferido para Cadima, onde permaneceu até à jubilação, em 2001. Durante estes 62 anos em Cadima, dedicou-se por inteiro ao serviço pastoral, tendo sido escolhido como arcipreste de Cantanhede. A ele se deve a fundação da Obra dos Pobres e do Centro Social e Paroquial, inaugurado em 1988, e onde foi colocado um busto em sua homenagem.
Distinguiu-se o Padre Manuel Rumor em vários campos de actividade pastoral. Como pregador, orientou missões na diocese, em Guimarães, Lisboa e Leiria; como músico, compôs vários cânticos litúrgicos e muitas partituras executadas pelas filarmónicas, sobretudo nas procissões; e como fundador da Obra dos Pobres que chegou a albergar mais de cem crianças de todo o país.
Que o Senhor lhe dê a recompensa de todos os seus trabalhos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial