Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

17 de junho de 2008

Pereira: um desfile de moda por uma boa causa

Com o objectivo de angariar fundos para a recuperação do altar do Santíssimo da Igreja de Santo Estêvão, a fábrica da Igreja de Pereira organizou uma passagem de modelos no passado dia 7 de Junho.
A população aderiu em peso à iniciativa que juntou mais de 800 pessoas no adro da Igreja Matriz. "Nunca pensei que este evento tomasse esta dimensão", referiu José Rasteiro, elemento da organização, que salientou ainda que "todos juntos vamos conseguir recuperar o altar do Santíssimo porque a vila de Pereira está atenta ao seu património cultural."
Os 137 manequins, com idades entre os 2 e os 25 anos, naturais ou amigos de Pereira, desfilaram fatos de gala, vestidos de noiva, trajes de época, fatos reciclados e vestidos de chita.
Este evento teve organização da Fábrica da Igreja de Pereira, com a colaboração especial da Autarquia, da Junta de Freguesia e da D. Gracinda Marques, que arranjou os vestidos que desfilaram.
O altar do Santíssimo, que motivou a passagem de modelos, encontra-se em ruína e o seu restauro está orçado em 33 mil euros.
Construída em 1595, a Igreja Matriz de Pereira sofreu uma importante reforma no século XVII. Tem por orago Santo Estêvão. Tem sofrido obras de restauro ao longo dos tempos. É um monumento classificado desde 1951. Esta Igreja tem uma planta longitudinal de três naves e capela-mor. Uma das naves é a Capela do Santíssimo Sacramento, obra de vulto, toda em cantaria, dos primeiros anos do Séc. XVII.
Ao centro, isolado, um altar de madeira da segunda metade do séc. XVIII entroniza a escultura do Imaculado Coração de Maria (outrora ocupado como altar do Santíssimo em exposição). Para este altar em 1674, o licenciado Manuel Soares de Oliveira na cidade de Manila – ilhas Filipinas – testamentou "…que se compre humma alâmpada de prata no valor de quatrocentos cruzados com feitio e sirva na Igreja da ditta Villa de Pereira, para estar a arder diante do Santíssimo… a alâmpada deve estar em podes dos Deputados da Meza do Santíssimo Sacramento…".
No seu interior, sobre peanha encontra-se uma bela escultura da Virgem com o Menino (Nossa Senhora da Paz) da Renascença coimbrã e da escola de João de Ruão.
A Capela do Santíssimo, é "Ex-Libris" da Igreja Matriz de Pereira, orgulho dos seus habitantes, construída por rendimentos da Confraria do Santíssimo, auferidos em dotes e bens de raiz e além de suportar a despesa da Igreja, os seus "subejos" auxiliaram obras da Matriz e do Cemitério de São Francisco.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial