Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

9 de junho de 2008

III Festival SOLNEC: a solidariedade e o desporto juntos

No passado dia 7 de Junho, no Estádio Cidade de Coimbra, a solidariedade e o desporto estiveram de mãos dadas. Durante a tarde, mais de mil alunos dos Colégios de Cernache, Rainha Santa, S. Teotónio, S. José e Externato João XXIII, muitos dos quais acompanhados dos pais, assistiram a demonstrações de ginástica acrobática e dança, e tiveram a oportunidade de praticar modalidades mais populares, tais como futebol, voleibol, atletismo, ténis de mesa, judo, badmington, xadrez e râguebi, assim como conhecer e praticar outras modalidades menos conhecidas como jorkyball, fitness, matraquilhos humanos, ergómetro e Kendo. Também houve a possibilidade de realizarem passeios de cavalo, graças à colaboração da GNR de Coimbra.
O Festival terminou com uma mega aula de ginástica destinada a todas as pessoas presentes no Estádio.
Nas bancadas, a assistir ao evento, estava um grupo de idosos da Casa dos Pobres, precisamente os principais protagonistas deste III Festival SOLNEC. E para dar continuidade ao projecto desenvolvido no ano transacto, viam-se, no recinto, mais de meia centena de utentes da APPACDM praticando diversas modalidades e participando em torneios de futebol e atletismo, juntamente com os alunos das escolas católicas
Para Jorge Cotovio, coordenador do Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra (NEC), este evento culmina mais um projecto de solidariedade que pretende estimular nos alunos a necessidade e a obrigação de acolher e ajudar as pessoas que vivem à sua volta, sobretudo as mais desfavorecidas, de forma viverem e sentirem o dom da gratuitidade. Também salientou o convívio que se gerou entre os alunos das seis escolas católicas – todas unidas por ideários comuns, fundados nos valores evangélicos – assim como o trabalho intenso e concertado realizado pelos professores de Educação Física, a quem coube a grande responsabilidade "técnica" deste evento. Outro aspecto evidenciado por Jorge Cotovio foi a colaboração de muitas entidades, designadamente a Câmara Municipal de Coimbra, Bombeiros Sapadores, GNR, diversas empresas, ginásios e associações desportivas e a TBZ/ Académica OAF, que, mais uma vez, se associou à campanha e disponibilizou todos os seus meios humanos e técnicos.
O actual presidente da direcção da Casa dos Pobres, Aníbal Duarte de Almeida, estava emocionado com tamanha prova de carinho por parte das escolas católicas, uma vez que a campanha ultrapassou as suas expectativas. Com todas estas ajudas, acredita que, dentro em breve, as novas instalações, já pagas, terão os equipamentos indispensáveis para os mais de cinquenta utentes poderem usufruir de uma merecida qualidade de vida.
Lembramos que no âmbito desta campanha, o NEC já trouxe a Coimbra a madrinha do projecto – a Dra. Maria de Jesus Barroso Soares –, levou os idosos ao estádio a assistir ao desafio de futebol Académica x Sporting, conviveu com cerca de 30 utentes no Basófias, saboreando um passeio pelo Rio Mondego, realizou o espectáculo "Uma noite pela Casa dos Pobres", deu concertos e levou muitos alunos a visitar a instituição.
Mas a campanha ainda não terminou. No próximo sábado, dia 14 de Junho, pelas 10:30, as escolas católicas estão convidadas a caminhar "Passo a passo pela Casa dos Pobres", associando-se, assim, ao ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra), entidade a quem cabe esta iniciativa.
A sessão solene que encerrará esta campanha de solidariedade está prevista para Outubro próximo. Até lá, o NEC ainda conta leiloar, através na Internet, camisolas de alguns futebolistas bastante conhecidos.
Esta iniciativa inseriu-se no Projecto "Vida Plena" do Programa SOLNEC, visando o incremento do voluntariado dos alunos destas escolas junto das pessoas idosas. Para o próximo ano, o NEC deverá desenvolver um projecto com uma instituição que acolha crianças e jovens.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial