Semana da Vida
Desde 1994, a Conferência Episcopal Portuguesa, através da Comissão Episcopal competente para a área da Família, organiza a Semana da Vida. Decorre habitualmente na semana em que se celebra o Dia Mundial da Família (15 de Maio), ou seja, este ano de 11 a 18 de Maio.
Esta iniciativa vem na sequência do apelo lançado em 1991 pelo Papa João Paulo II, na Encíclica O Evangelho da Vida sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, ao propor uma celebração que tenha por objectivo «suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspectos da vida…» (EV 85).
Propõe-se, este ano, uma reflexão dedicada à "Vida com Esperança", à luz da recente Encíclica do Papa Bento XVI Spe Salvi. Numa época tão atormentada por muitos e variados atentados contra a vida, urge ajudar os homens e mulheres a ter esperança e encontrar o verdadeiro sentido da vida, que permitirá olhar todas as coisas, mesmo as mais difíceis e até impossíveis, com uma perspectiva positiva e optimista.
A nossa diocese, como costume, assinala esta semana com a Festa das Famílias, este ano celebrada a 17 e 18 de Maio – últimos dias da Semana da Vida –, no Luso, juntamente com o II Grande Encontro de Jovens.
Para mais profundamente se viver esta Semana, a Comissão Episcopal do Laicado e Família disponibiliza textos de apoio (oração diária, meditação do Rosário e enquadramento litúrgico) em www.leigos.pt/semanadavida.html
JC
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial