Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

5 de maio de 2008

Lousã: II Encontro de EMRC da Diocese de Coimbra reúne cerca de 1500 jovens


"Juntos por um sonho: Um sorriso basta!" foi este o tema que, congregou no passado dia 2 de Maio, na Lousã cerca de 1500 jovens para o segundo Encontro de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Coimbra.
Este encontro pretendeu reunir os jovens do 3.º Ciclo, que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). As actividades tiveram lugar no Parque Municipal de Exposições da Lousã e nos espaços adjacentes. A animação musical esteve sob a responsabilidade do Padre João Paulo Vaz, do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil. Os jogos tradicionais foram organizados pela Escola Profissional da Lousã. A colocação de vários insufláveis fez a delícia dos jovens participantes. Várias escolas apresentaram danças, canções, pequenas peças teatrais e dinamizaram stands, divulgando a sua terra e muitas das actividades que realizam durante o ano lectivo no âmbito da disciplina de EMRC.
Os objectivos deste encontro, onde participaram cerca de quatro dezenas de escolas da Diocese de Coimbra, como nos referiu o Cónego Alfredo Dionísio, presidente do Secretariado Diocesano de EMRC, foram "valorizar a importância da EMRC na formação integral da pessoa; promover o intercâmbio entre alunos de escolas diferentes; incrementar um clima afectivo e laços de amizade entre alunos de várias escolas e desenvolver o espírito de partilha e solidariedade".
A Lousã foi o local de eleição para este encontro porque "já no ano passado tínhamos tentado, mas o espaço já se encontrava ocupado, o que nos levou a realizar o encontro em Penela, mas este ano tivemos um bom acolhimento por parte da câmara municipal", referiu o Cónego Alfredo Dionísio.
O responsável por este encontro salientou ainda que tiveram uma boa adesão apesar "das grandes dificuldades que encontraram nos estabelecimentos de ensino, mas foi uma batalha que ganhámos". O presidente do Secretariado Diocesano de EMRC não deixou de referir que "o Professor Dr. João Mendes, da disciplina de EMRC, da Escola Secundária da Lousã, é que foi o motor, foi o rosto deste encontro".
Na Diocese de Coimbra encontram-se inscritos, tanto no cooperativo como no oficial, 6886 alunos, dos quais cerca de 1500 são do 3.º ciclo.
D. Albino Mamede Cleto, Bispo de Coimbra, que presidiu a este encontro, manifestou ao jornal A Voz de Serpins a sua alegria pela realização desta iniciativa, na medida, "em que ela mostra que são muitos os jovens que frequentam a aula de EMRC, sendo isto uma afirmação para o grande público". A intervenção do Bispo D. Albino apesar de ter sido breve, deixou a seguinte mensagem "Sonhar em grupo é bom!".
A caminhada "Juntos por um Sonho", que iniciou no ano passado com o I Encontro em Penela, pretende ser cada vez mais um espaço de convívio e de partilha de experiências entre os jovens alunos da Diocese de Coimbra.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial