Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

30 de abril de 2008

Domingo é Dia da Mãe



Um amor incondicional

A celebração de um dia dedicado às mães é praticamente universal, embora em datas diferentes. Muitos povos fazem coincidir esta festa com o início da Primavera. Outros, como o Brasil e os Estados Unidos, fixaram-na no segundo domingo de Maio. Entre nós, como aconteceu em Espanha, por exemplo, a comemoração foi transferida de 8 de Dezembro para o primeiro domingo de Maio, o mês dedicado a Maria, Mãe de Jesus.
Numa outra data, este é um dia marcado pela ternura, pelo carinho e pelo reconhecimento do amor incondicional de todas as mães. É isso mesmo que fica expresso em diversos testemunhos que fui buscar à Internet, e que aqui deixo para reflexão de todos.
Alguém, indo ao passado mais longínquo, recorda o ventre materno, afirmando que “nada poderá tirar a importância e a beleza desse diálogo inicial entre a mãe e o filho, que a todos nos leva a dizer: vale a pena viver, porque há alguém que me conhece e me ama assim como sou, sem condições…”.
Outro testemunho refere que o dia da mãe é sempre. E acrescenta: “Hoje vim a correr para casa. Não tornei o dia mais ou menos especial que os outros. Todos os dias a minha mãe é abusivamente repleta de beijos e abraços. Ela é a única pessoa a quem ainda consigo entregar todo o meu amor”.
Mas não são apenas os filhos a falar do amor que sentem pelas suas mães. Elas têm também ocasião para exprimir os seus sentimentos, como esta que escreve: “Ser mãe é ser parte de alguém, é trazer na alma as cores do céu, nos olhos os tons da terra, sentir cá dentro uma força imensa, e trazer ancorado ao peito o maior de todos os tesouros”.
Um último testemunho que recolhi podia ser o de cada um de nós: “é verdade que não é só no dia de hoje que devemos pensar na nossa mãe. Claro que a adoro todos os segundos de cada um dos meus dias. No entanto admito que hoje é um dia especial, um tempo que tiro ao resto do ano para não pensar em mais nada a não ser nela. E não venham cá com coisas: a melhor mãe do mundo é a minha”.
Associando-se a todos os que, neste dia, cantam estrofes de louvor e agradecimento, a Medalhística Lusatenas edita esta medalha que pretende, também ela, ser portadora de uma mensagem de gratidão, a todas as mães do mundo.




A. Jesus Ramos

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial