Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

22 de abril de 2008

Faleceu José Matos Cruz

- Antigo membro do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais
José Matos Cruz, antigo chefe de redacção "O Varzeeense" de Vila Nova do Ceira, concelho de Góis, faleceu no passado dia 17 de Abril em Lisboa. O seu funeral realizou-se no passado dia 18 em Vila Nova do Ceira, a sua terra natal.
Natural de Vila Nova do Ceira, José Matos Cruz emigrou cedo para o Brasil, de onde regressou para se fixar em Lisboa. Todavia, o seu forte amor à terra e o seu grande sentido de regionalismo, mantiveram-no com uma firme ligação, ao longo de décadas, à sua freguesia e ao seu concelho.
Homem activo e de uma dinâmica muito grande, foi presidente da Casa da Comarca de Góis, organismo relativamente ao qual exerceu, nos últimos anos, as funções de presidente do conselho geral. Fez parte da direcção do jornal "O Varzeense", onde exerceu, também, funções de Chefe de Redacção, e no qual mantinha actualmente um registo habitual, na qualidade de colaborador.
Foi membro do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais da Diocese de Coimbra na direcção do Cónego Adriano Santo. Participou em várias jornadas nacionais das comunicações sociais, em Fátima e nos congressos da Associação de Imprensa Cristã.
Em termos políticos, começou por estar ligado ao PSD, partido pelo qual foi eleito logo após o 25 de Abril, presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova do Ceira. Integrou as listas de candidatos à Câmara Municipal de Góis, primeiro pelo PSD e mais recentemente pelo PS, e cumpriu dois mandatos como vereador, o último dos quais durante a presidência de José Cabeças.
Nos últimos tempos, os problemas de saúde agravaram-se e José Matos Cruz acabou por se despedir da vida aos 81 anos. José Matos Cruz era casado com Filomena Cruz e tinha cinco filhos, um dos quais é sacerdote.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial