Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

5 de maio de 2008

Imagem Peregrina Nossa Senhora de Fátima visita paróquias de Torres de Vilela, Souselas e Brasfemes



Pouco passava das 18 horas de Domingo quando uma mancha verde cobriu a estrada em frente à Junta de Freguesia de Torre de Vilela. Cerca de 400 pessoas que regressaram de um encontro inserido na peregrinação interparoquial 2008 trouxeram de Fátima uma das imagens peregrinas. A emoção era enorme na hora da chegada.
Num misto de ansiedade e emoção, as centenas de fiéis que aguardavam a chegada da imagem peregrina deslocaram-se em procissão rumo à igreja paroquial. A devoção era expressa pelo enorme silêncio apenas rompido pelo som dos foguetes e da música emitida pela Banda Filarmónica Adriano Soares do Centro Cultural e Recreativo de Vilela. Chegados à igreja, o adro foi pequeno para receber todos os que quiseram participar num evento ímpar nestas localidades. Para os mais velhos foi o reviver de velhas memórias, para os mais novos foi o contacto com uma experiência única, visto que a imagem peregrina já não visitava estas localidades há cerca de meio século. Há precisamente 54 anos que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou as igrejas de Torre de Vilela, Brasfemes, Souselas e Botão. Meio século volvido a imagem regressa para percorrer não apenas as igrejas destas quatro paróquias mas todas as capelas que fazem parte destas freguesias.
Sob o olhar atento de cerca de meia centena de pessoas, o padre Fernando Carvalho fez a consagração da freguesia a Nossa Senhora de Fátima. Numa breve alocução introdutória, o pároco, que lembrou o facto de apenas existirem dez cópias da imagem peregrina e de uma delas estar a percorrer as paróquias a que preside, chamou a atenção para a união das paróquias, do trabalho de equipa e da consagração a Maria. O sacerdote lembrou que "não é todos os dias que as paróquias podem conviver com uma réplica da imagem de Nossa Senhora" salientando o facto de "ser uma honra a presença de Maria".
O programa que começou no passado domingo, com a chegada da imagem a Torre de Vilela, abrange depois outras paróquias. Segue-se Brasfemes, Souselas e Botão. A cerimónia do acolhimento será feita nas respectivas igrejas, de onde se celebrará uma oração eucarística.
No domingo, dia 15 de Junho, far-se-á uma missa de despedida na igreja matriz de Botão e segue-se rumo a Fátima em excursão para devolver a imagem peregrina ao santuário de Fátima.


Carla Heitor

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial