Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

6 de maio de 2008

Carapinheira: Encontro de Coros evoca Afonso Duarte



A Igreja Matriz de Santa Susana da Carapinheira foi o local escolhido para o início do VIII Encontro de Coros. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, em colaboração com os Grupos Corais concelhios e as Paróquias do concelho, com o patrocínio especial da diocese de Coimbra.
O evento, que já assinala a oitava edição, visa dignificar e promover "a música coral", uma herança medieval, constituindo também um bom momento de convívio, estímulo, partilha de valores e aproximação de pessoas oriundas de diferentes freguesias do concelho e que "têm em comum a paixão pelo canto coral". Por outro lado, a iniciativa pretende estimular a participação das formações corais concelhias, numa aposta do município em proporcionar bons momentos culturais à população.
A oitava edição do Encontro de Coros de Montemor-o-Velho pretende também fazer uma evocação especial às comemorações dos 50 anos sobre a morte de Afonso Duarte. Assim, a figura do Poeta da Ereira será recordada pelos grupos corais participantes que iniciam a sua actuação com a declamação de um poema do homenageado. Assumindo um papel de relevo na promoção cultural do município, o Encontro de Coros é uma oportunidade para ouvir música coral, recordar Afonso Duarte e, simultaneamente, apreciar a riqueza arquitectónica e patrimonial das várias Igrejas do concelho.
A primeira etapa do VIII Encontro de Coros teve a participação do Grupo Coral e Paroquial de Carapinheira, dirigido por João Duarte, Grupo Arroz aos Molhos (Gatões), dirigido por Pedro Conde e ao Grupo Coral da Igreja Matriz de São Miguel de Liceia, dirigido por Paulo Santos.
Na ocasião, o padre José Luís enalteceu a iniciativa da câmara municipal e restantes parcerias na organização do evento, frisando que "ainda em época de Páscoa, que se prolonga até ao Pentecostes, é salutar para as comunidades cristãs viverem com intensidade a Paixão de Cristo, através dos cânticos religiosos, onde também se enquadra muito bem a música popular".
O evento iniciou-se dia 3 de Maio e termina a 7 de Junho. Uma organização da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, dos Grupos Corais Concelhios e das Paróquias Concelhias, contando com o apoio especial da Diocese de Coimbra e do INATEL – Delegação Regional de Coimbra, e com a colaboração das Juntas de Freguesia do Concelho.


Aldo Aveiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial