Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

19 de maio de 2008

(ACTUALIZADA) Jovens e famílias reunidos no Luso


- D. Albino pede aos cristãos da Diocese de Coimbra maior empenhamento nas paróquias e movimentos
Mais de quatro mil pessoas, provenientes de quase todas as paróquias da diocese, estiveram reunidos, no Luso, no passado fim-de-semana, para a festa da família e para um encontro diocesano de jovens. As actividades prolongaram-se ao longo de sábado e domingo. Destaca-se a vigília itinerante ao longo da mata do Buçaco, em que participaram mais de 550 jovens. No domingo, o ponto alto, foi a celebração da Eucaristia, presidida por D. Albino Cleto.
O Bispo de Coimbra presidiu à Eucaristia do encerramento do II Grande Encontro dos Jovens e a XIV Festa das Famílias da Diocese de Coimbra, subordinado ao tema: “A mesma Família, o mesmo Pai”. D. Albino Cleto pediu aos cristãos da sua diocese mais compromisso e empenhamento nas paróquias e movimentos. O Luso recebeu no passado fim-de-semana cerca de 4000 pessoas provenientes das quatro regiões pastorais da diocese.

Ao “Correio”, D. Albino Cleto mostrou-se muito satisfeito pela participação e pela resposta do Povo de Deus dada a este evento, que no seu ponto de vista, foi muito “bem preparado pelos secretariados da pastoral da família e da juventude”. A presença de muitos jovens no primeiro dia e um grande número de famílias no segundo são motivos de muita alegria para o prelado da diocese.
Ao realizar estas duas iniciativas (Encontro de Jovens e Festa das Famílias) em simultâneo, D. Albino Cleto pretendeu provar que a “Igreja não está a diminuir” como muita gente refere através dos meios de comunicação social, mas sim “ a crescer”. “Podemos constatar, por exemplo, no campo da juventude, que a Igreja recebe mais resposta que aquilo que ela espera”, afirmou ao ser interpelado sobre os objectivos desta assembleia.
Para o Padre João Paulo Vaz, um dos responsáveis pela organização, também não escondeu a sua satisfação pelo resultado desta iniciativa. “Houve uma adesão muito grande por parte dos jovens da diocese. A dimensão diocesana foi muito bem vivida quer pelos jovens, quer pelas famílias”.
A organização, composta por 16 elementos do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ), por equipas da Pastoral da Família provenientes do Luso, Mealhada, Barcouço e Pampilhosa, recorreu a 50 voluntários para que nada falhasse.
O II Grande Encontro dos Jovens, iniciativa do SDPJ que decorre de quatro em quatro anos, registou no sábado à tarde, a participação de 700 jovens. A “Festa Jovem” que teve o seu epicentro num palco montado especialmente para o efeito, situado junto ao lago do magnífico jardim do Luso, recebeu muito animação, entre os quais, os vencedores do Festival Diocesano da Canção Religiosa 2008; a Banda Jota (da Diocese da Guarda); os missionários Combonianos que têm sido incansáveis numa das suas mais mediáticas campanhas pelo Darfur; Beyond (um musical adaptado) e as famosas canções do Padre João Paulo Vaz. Participaram jovens provenientes de Viseu, Aveiro, Santarém, Guarda e Leiria.
À noite, apesar do frio, decorreu pela mata do Buçaco até à Cruz Alta, uma vigília itinerante, que teve a participação de 550 jovens. Cerca de 500 jovens pernoitaram na vila, distribuídos pelo Parque de Campismo, Centro Paroquial, famílias e outros alojamentos.
No Domingo, a animação foi constante com a participação das famílias. Apesar da chuva que se fez sentir na parte da manhã, as actividades decorreram como estavam previstas, com momentos de oração, catequese, testemunhos e animação à mistura. Os mais pequenos deliciaram-se com os balões, os palhaços e as pinturas faciais. Funcionaram diversos workshops desde de fantoches; socorrismo, música, expressão corporal, missão, pioneirismo e ambiente.
Ao longo destes dois dias, também funcionou uma exposição de trabalhos das instituições que trabalham com a terceira idade, assim como uma feira de movimentos e paróquias.
Ao longo da tarde, o palco principal, junto ao lago, recebeu a “Grande Festa”, com a participação de todos os movimentos e paróquias da Diocese de Coimbra. A Banda S. Sebastião, do Grupo de Jovens das Meãs e o Padre João Paulo Vaz fizeram a animação. Testemunhos de leigos, seminaristas, padres, religiosos (as) definiram o programa. Os participantes ficaram a conhecer os movimentos que trabalham na Diocese de Coimbra, os seus rostos e o trabalho que desenvolvem em prol dos outros.
O ponto alto do II Grande Encontro dos Jovens e a XIV Festa das Famílias culminou com a celebração Eucarística, presidida por D. Albino Cleto e concelebrada pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. João Lavrador e por cerca de uma centena de sacerdotes.
Na sua homilia, D. Albino Cleto referiu a importância do tema deste Encontro: “A mesma Família, o mesmo Pai”. O Bispo de Coimbra aproveitou a ocasião para interpelar os cristãos presentes sobre o sentido da missão, na entrega gratuita aos outros. “Entregai-vos nas vossas paróquias, nos vossos movimentos aos outros e sejais uma só diocese, uma só Igreja”, afirmou o prelado. D. Albino reconhece as dificuldades que atravessam actualmente algumas famílias da sua diocese, nomeadamente a questão do desemprego e da solidão, mas mostrou-se esperançado quanto ao futuro que depende sobretudo do empenhamento do laicado. “A Igreja de Coimbra tem que ser o retrato da sociedade de hoje”, referiu.
Noutro ponto, D. Albino salientou que possui paróquias sem padres. Para colmatar a falta de sacerdotes, o Bispo de Coimbra pediu mais vocações para a sua diocese.
Esta magnífica celebração contou com mais de cem vozes provenientes dos coros das paróquias de Mortágua, Sobral, Trezói, Mealhada, Vacariça, Casal Comba, Luso, Pampilhosa, Souselas, Pedrógão Grande, Febres, Pelariga e da Sé Nova. Contou ainda com a colaboração dos antigos e actuais alunos da Escola Diocesana de Música Sacra, o Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra e um grupo de metais, constituído por professores e alunos do Conservatório de Música de Coimbra. Estes coros foram dirigidos pelo maestro Paulo Bernardino, tendo sido o autor dos arranjos musicais elaborados propositadamente para esta celebração.
À juntar ainda a esta celebração foi a Bênção de 11 grávidas que marcou simbolicamente o encerramento da Semana da Vida que foi comemorada em todas as dioceses de 11 a 18 de Maio.


Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial