Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

12 de maio de 2008

MENSAGEM À DIOCESE DE COIMBRA NA ELEIÇÃO EPISCOPAL DE UM DOS SEUS PADRES


Com manifesta alegria e compreensível agrado, a Diocese de Coimbra recebeu a notícia de que um dos seus sacerdotes fora chamado para o Colégio Episcopal.
A eleição do Sr. D. João Evangelista Pimentel Lavrador, Pró-Vigário Geral da nossa Igreja Diocesana, honrou o Presbitério, alegrou os que de mais perto com ele têm trabalhado e motiva agora as comunidades cristãs, paróquias e também famílias, a sublinhar o significado deste acontecimento.
Assim, com os louvores a Deus que chama e o reconhecimento ao Santo Padre, que confirma a escolha, queremos também valorizar esta oportunidade de reflectir sobre o trabalho da pastoral das vocações de consagração.
Sendo tarefa do Secretariado que temos, é missão primordial dos educadores da fé: cultivar no coração de uma criança, de um jovem ou de um adulto o amor de Deus, que é Pai, supõe que lhe ensinemos a dizer um "sim" generoso ao que Deus lhe pede. E é para os outros seus filhos que Ele pede: para aqueles irmãos nossos que não têm pastor ou quem lhes leve a Palavra da felicidade, os acarinhe na dor ou reze por eles. Toda a vocação de consagração é resposta de amor a Deus para o serviço do próximo.
O Sr. D. João Lavrador deixa a nossa Igreja Diocesana a fim de ser Bispo Auxiliar no Porto. Para ele e para nós este é o momento de sentirmos que a Igreja de Jesus não tem fronteiras, experimentando ao vivo o que professamos ao domingo: creio na Igreja una e católica.
As outras Igrejas Particulares, a que chamamos Dioceses, são nossas irmãs. Como o são também, ao seu nível, as diversas paróquias, da cidade e da província, grandes ou pequenas. Igualmente havemos de sentir como irmãs as comunidades cristãs de terras longínquas, quantas delas a sofrer os constrangimentos da perseguição e da falta de liberdade ou as limitações da pobreza. A organização de campanhas de ajuda e até a celebração de geminações serão iniciativas louváveis.
O Evangelho ensina-nos que dos outros, tanto dos mestres como dos pequeninos, colhemos sempre lições e exemplos. Recolhê-los com humildade e proporcioná-los com desprendimento é construir a catolicidade da Igreja.
O Sr. D. João Lavrador receberá a ordenação episcopal no dia 29 de Junho, às 16.00 horas. Nesse dia a Sé Nova de Coimbra será o lugar onde uma vez mais acontecerá o mistério da sucessão apostólica, de que Pedro e Paulo foram primeiras testemunhas. Para esta celebração convido toda a Diocese.
E que os Santos Apóstolos, a quem vamos rogar protecção para o novo Bispo, alcancem também para a nossa Diocese a graça de mais vocações consagradas.


+ Albino Mamede Cleto
Bispo de Coimbra

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial