Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

7 de maio de 2008

Cónego João Lavrador nomeado Bispo Auxiliar do Porto


No dia 7 de Maio, o Papa Bento XVI nomeou bispo auxiliar do Porto o Cónego João Evangelista Pimentel Lavrador, do presbitério de Coimbra.
Natural do Seixo, concelho de Mira, onde nasceu a 18 de Fevereiro de 1956, D. João Lavrador frequentou os seminários da diocese e o ISET de Coimbra, sendo ordenado sacerdote a 14 de Junho de 1981. O seu primeiro trabalho na Diocese foi o de vigário cooperador em Pombal, onde se dedicou sobretudo à pastoral juvenil. Esta experiência foi-lhe proveitosa para exercer, a partir de 1984, o cargo de secretário e assistente diocesano da pastoral dos jovens.
Em Setembro de 1988 foi enviado para a Pontifícia Universidade de Salamanca, onde se licenciou em teologia dogmática. Em 1993 obteve o grau de Doutor, defendendo uma tese sobre “O pensamento teológico de D. Miguel da Anunciação”. Entretanto, em Setembro de 1991, assumia o cargo de reitor do Seminário, onde se manteve até 1997, altura em que foi nomeado pró-Vigário geral da Diocese, cargo que exerceu até à sua nomeação episcopal.
Director do Instituto Universitário Justiça e Paz desde 1998, em Agosto do ano seguinte foi nomeado cónego da Catedral e capelão do Carmelo de Coimbra.
Durante vários mandatos exerceu as funções de secretário da Comissão Episcopal da Cultura, dos Bens Culturais e das Comunicações Sociais.
A partir de 1993 integra o corpo docente do Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET) de Coimbra, onde leccionou teologia dogmática e patrística. Foi igualmente membro e secretário do conselho presbiteral da Diocese.


Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial