Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

9 de abril de 2008

Escuteiros de Cantanhede realizaram promessas e investiduras


“Quem nos ensina a ler bem a Palavra de Deus é Jesus Cristo. E é Ele que connosco vai fazendo a caminhada”. Foi, desta forma, que o pároco de Cantanhede, padre Carlos Delgado, associou o evangelho de domingo passado (o dos Companheiros de Emaús) com os dois acontecimentos que marcaram a eucaristia de 6 de Abril, na igreja matriz de Cantanhede: por um lado, 41 catequizandos tiveram a sua Festa da Palavra e, por outro, 49 escuteiros do Agrupamento 382 – Cantanhede do Corpo Nacional de Escutas (CNE) realizaram as suas promessas e investiduras.
“É um motivo de alegria para a Igreja”, referiu o padre Carlos Delgado, acrescentando que a comunidade deve “pedir ao Senhor que fortaleça estes jovens que aqui se apresentam”. Com efeito, num tempo em que “há tanta falta de fidelidade à palavra dada”, continuou o pároco de Cantanhede, “confiamos que estes jovens sejam capazes de não renegar as promessas que aqui vão fazer”.
“Deus quer que todos nós percorramos o caminho que nos leva à felicidade”, afirmou o padre Carlos Delgado, acrescentando um desejo: “espero que todos vós sintais que Jesus Cristo vai connosco”.
Após a homilia, tiveram lugar as promessas e investiduras dos escuteiros, nomeadamente 21 lobitos (os mais novos), 13 exploradores, nove pioneiros, um caminheiro e cinco dirigentes, num claro sinal de expansão do Agrupamento de Cantanhede, que já conta com cerca de 120 efectivos. À cerimónia compareceu o chefes regional do CNE, Vítor Fernandes, alguns elementos de agrupamentos convidados, assim como antigos escuteiros do agrupamento, alguns de há mais de 30 anos, outros que “cá estavam há 15 anos, quando o agrupamento foi reactivado”, conforme disse o chefe do Agrupamento de Cantanhede, José Miguel Mosca.
Pode afirmar-se, com segurança, que o movimento escutista na cidade respira vitalidade e continua a atrair muitos jovens. Dinamismo que é extensível à catequese paroquial, que abarca uma boa parte das crianças e adolescentes de Cantanhede. Daí ter feito todo o sentido a ligação de uma festa da catequese a um momento alto do escutismo.
Assim, um pouco mais à frente da eucaristia dominical teve lugar a cerimónia da Festa da Palavra para os 41 catequizandos do quarto ano da catequese. A cada um deles foi entregue uma Bíblia Sagrada, com vista à leitura e meditação da Palavra de Deus em casa. Leitura que é gérmen de vida nova e de encontro revigorante com Deus.



Luís Alves

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial