Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

4 de abril de 2008

Escutas de Fala cumpriram promessas

“Prometo pela minha honra, e com a graça de Deus, fazer todo o possível por cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria. Auxiliar os meus semelhantes em todas as circunstâncias, e obedecer à Lei do Escuta”. Foi com estas as palavras que 21 escuteiros, do Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 893 de Fala, procederam recentemente ao ritual de Promessa do Escuteiro, em Bencanta. Um evento que juntou os jovens escutas do agrupamento e familiares. Segundo Paulo Melo, o agrupamento conta neste momento com 70 escuteiros, divididos por vários escalões etários: lobitos (seis aos 10 anos), exploradores (10 aos 14 anos), pioneiros (14 aos 18 anos), caminheiros (18 aos 22 anos) e dirigentes (mais 22 anos).
Sob o lema “Aprender fazendo” as crianças e jovens vão apreendendo a conhecer-se melhor e a descobrir o mundo que os rodeia desde que entram para os escuteiros.
“No Agrupamento 893 de Fala, formam-se os homens e mulheres do amanhã, que desenvolvem o seu conhecimento individual com tarefas bastante simples, como aprender a cozinhar e a cuidar de si próprios”, adiantou Paulo Melo.
No que se refere às actividades e programas desenvolvidos pelos escuteiros, os mesmos são adequados aos vários escalões etários e visam a necessidade de explorar e descobrir.
Desta forma o Agrupamento de Fala tem feito algumas caminhadas e realizados vários jogos, nomeadamente, o “jogo da cidade”, que permite conhecer uma aldeia ou um determinado local. Os escutas têm também a oportunidade de fazer contactos e amizades com outros escuteiros, através de encontros e convívios.
O Agrupamento 893 encontra-se, actualmente, no salão paroquial da Capela de Fala. Todavia, Paulo Melo, adiantou que a futura sede dos escuteiros já se encontra em construção.
“A Câmara Municipal de Coimbra cedeu um terreno, na Rua da República, em Fala, e com o apoio da Junta de Freguesia de São Martinho e dos pais, a nossa “casa”, em madeira, está a ser construída ao poucos”, sublinhou o chefe dos escutas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial