Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

2 de abril de 2008

Voluntariado


João Evangelista R. Jorge

Como uma figura típica da Sociedade da abundância, o voluntário guarda em si o património espiritual da cristandade antiga. A caridade, a prática das obras de misericórdia, o espírito das Irmandades e confrarias, monopolizavam todas as iniciativas do bem-fazer. A cultura da fraternidade cristã aproximava o rico do pobre, em instituições dirigidas, financiadas e servidas em longíssima escala por figuras como o irmão ou irmã, o provedor e o benfeitor.
a voluntário é o homem livre que se dispõe a servir os outros, pessoas ou Instituiç6es, sem nenhuma recompensa material despendendo multas vezes dos seus próprios recursos obviar a gastos e encargos do próprio serviço. O voluntário fiel e dedicado é a moderna Imagem do bom samaritano. Para fazer o bem não precisa de apregoar as suas convlcç6es religiosas ou ideológicas. E se o fizer poderá alterar a sua imagem inicial de voluntário ao antepor ao serviço do próximo alguma intencionalidade pessoal, algum Interesse.
No cristianismo, a norma perfeita do bem-fazer é a perfeição do serviço. O Interesse do pobre, do assistido, do utente, será o único motivo a ter em conta. A religião pura de Cristo coincide rigorosamente com a plena entrega do voluntário ao serviço do outro, ao bem do outro.
Para um mundo descristianizado, o voluntariado não vem substituir a doutrina Cristã do Amor ou das obras de misericórdia. No seu agir, o voluntário estabelece uma boa relação entre crentes e descrentes. Aproxima as pessoas do Bem, e da Verdade. Anunciam aos outros que a felicidade pessoal não está na vida egoísta e Solitária, mas no Bem-fazer.
Quando Jesus contou a parábola do Bom Samaritano, traçou o perfil mais completo dos voluntários e terminou com as palavras "vai e faz o mesmo, tu também".

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial