Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

28 de março de 2008

Ildefonso Moriones é o postulador do processo de beatificação da Irmã Lúcia


O padre Ildefonso Moriones é o postulador que vai conduzir o processo de beatificação da Irmã Lúcia. Professor de História da Igreja, foi consultor da Congregação vaticana para as Causas dos Santos, e há mais de dez anos é postulador geral da Ordem dos Carmelitas Descalços.
Esta é uma escolha do Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, em consonância com o Carmelo de Coimbra e já foi oficialmente confirmada junto do Vaticano. Ildefonso Moriones está em Roma, um factor que poderá ajudar o processo, já que estará mais próximo do Vaticano. Por outro lado, trata-se do postulador geral da Ordem que acompanha o Carmelo de Coimbra.
Para completar o Tribunal Eclesiástico que vai avaliar todas as questões relacionadas com o processo de beatificação, será nomeado em breve o vice-postulador. Nesse caso, será um Padre de Coimbra, a quem caberá fazer a recolha e uma primeira análise de todo o material. Ildefonso Moriones virá, nas próximas semanas, a Coimbra e em reunião com D. Albino Cleto será anunciado o vice-postulador.
O início do processo de constituição do Tribunal Eclesiástico, recorde-se, só foi possível porque o Papa Bento XVI acedeu ao pedido do Bispo de Coimbra e aceitou antecipar o prazo estipulado pelo Direito Canónico para iniciar o processo de beatificação. Algo que só pode ser feito após cinco anos a data da morte, mas que excepcionalmente foi permitido fazer ao fim de três anos. A “boa nova” foi precisamente anunciada a 13 de Fevereiro, na missa que celebrou o terceiro aniversário da morte da vidente de Fátima.
Como foi então sublinhado, esta foi a terceira excepção em termos de prazos, depois dos casos de Teresa Calcutá e João Paulo II.


Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial