Inventariação da Paróquia de Covões
No passado dia 26 de Março, concluiu-se a inventariação da paróquia de Covões, sendo acompanhada pelo senhor Prior, o Padre Henrique José Ribeiro Figueiredo Maçarico. Na igreja matriz e nas várias capelas fizeram-se 55 fichas e um pormenorizado levantamento fotográfico.
Esta freguesia era do padroado do cabido da Sé de Coimbra, o qual mandou construir a igreja, em 1558, e para ela encomendara a imagem do padroeiro, Santo António, ao escultor João de Ruão.
À mesma centúria pertencem outras representações, em calcário, de santos e de mártires, todos de mediana categoria, e algumas esculpidas em madeira, já de concepção barroca. Há, ainda, alguns bons exemplares do século XV.
De tipo popular, embora com interessantíssimas particularidades, é a cúpula e o retábulo da capela do Santíssimo, na igreja paroquial, realizado no século XVII, composto de sacrário, ao centro, e dois baixos-relevos, de cada lado.
Os poucos objectos em estanho, dos séculos XVII-XVIII, além de raros têm reduzida representatividade, como também acontece com a paramentaria e os livros litúrgicos, por força das reformas ciclicamente repetidas.
Quanto a vasos sagrados e demais utensílios de culto, os principais bens de considerável valor são a cruz processional e a custódia, da segunda metade do século XVI, obras-primas de qualificados mestres prateiros, por certo devidas às dotações efectuadas pelos capitulares conimbricenses e deixando perceber um primoroso labor que, na segunda peça, manifesta uma origem espanhola.
José Eduardo R. Coutinho
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial