Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

4 de abril de 2008

Peregrino do mundo esteve em Coimbra

83 mil quilómetros em nome da fé

Peregrino saiu de Roma em 2000 e já percorreu 83 mil quilómetros a pé. Sobrevivente de um naufrágio na Noruega, fez a promessa de percorrer o mundo e nunca mais parou. Com milhares de aventuras para contar, entre as quais o encontro com o Papa, prepara-se para regressar a casa dentro de três meses.
Saiu de casa, em Civitavecia, a 80 quilómetros de Roma, no ano de 2000 e já percorreu quase o mundo inteiro a pé. São mais de 83 mil quilómetros, 30 pares de sapatilhas e botas e muitas memórias, nem todas positivas. José António Garcia Calvo, de 59 anos, esteve nos dias 3 e 4 de Abril, em Coimbra.
Em Coimbra e, especialmente, no Parque de Campismo, veio a encontrar uma hospitalidade e “simpatia” como poucas vezes se confrontou ao longo da peregrinação. “Ofereceram-me dormida e o almoço”, relatou ao Diário de Coimbra, na caminhada de cerca de 40 quilómetros, desde Pombal.
Muitas vezes já foi vítima de assaltos, muitas vezes já viu as portas fecharem-se, muitas vezes dormiu na rua ou nas matas, mas, nem por um minuto pensou em desistir de cumprir a promessa que fez à Virgem del Cármen. É que em 1997, José António foi o único sobrevivente de um naufrágio, na Noruega, quando andava à pesca do bacalhau. Passou nove horas perdido no mar, mas conseguiu resistir, graças ao equipamento térmico e também, acredita o ex-pescador, à santa, a quem prometeu percorrer os lugares sagrados de todo o mundo.
Se bem o pensou, melhor o fez. Chegou a Portugal de avião, foi a Fátima e, a partir daí nunca mais parou: Lourdes, Santiago de Compostela, Jerusalém, Lhasa (Tibete), entre muitos outros.
Quando lhe perguntamos quais os países por onde passou, responde que é mais fácil dizer por onde não passou: Japão e Austrália, porque não há como lá chegar a pé, explica.
Agora só pensa no regresso à casa para abraçar a sua neta que ainda não conhece.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial