Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

3 de março de 2008

Nas ordenações de dois Padres e um Diácono, D. Albino Cleto afirma:

“A figura do Padre continua a ser estimulada e desejada nos meios mais descristianizados da nossa diocese”

A Sé Nova encheu no passado domingo para a ordenação de dois presbíteros e um diácono. Há muito que não se assistia a uma tão grande manifestação de fé em Coimbra. A Diocese de Coimbra esteve em festa, não só pelas ordenações que se concretizaram, mas também pelo anúncio de 200 baptismos

D. Albino Cleto conferiu, no passado dia 2 de Março, a ordenação sacerdotal a Filipe Diniz, do Corticeiro de Cima e a Paulo Simões de Penacova; e a ordenação diaconal ao finalista de Teologia João Fernandes, natural de Almagreira perante uma Sé a abarrotar de fiéis.
A missa foi presidida por D. Albino Cleto e concelebrada por cerca de uma centena de sacerdotes.
Na sua longa homilia, para além das referências às leituras e ao Evangelho, D. Albino destacou a missão do Diácono e do Padre no seio da Igreja. Para o Bispo de Coimbra, a “figura do Padre continua a ser estimulada e desejada, até mesmo, nos meios mais descristianizados da diocese”. Interpelando os candidatos sobre o diaconado e o sacerdócio, D. Albino respondeu que “têm como obrigação de serem luz para o mundo”. “Um Padre é uma lâmpada acesa, pela vida que dá à comunidade”, sublinhou ainda.
O prelado confessou que “há muitos lugares desta querida diocese que me pedem um padre”, porém respondeu, que “não quero ter padres para encher as casas paroquiais ou os centros sociais, mas sim para serem a luz dessas comunidades”. “De que vale ter uma casa com muita luz, bem montada e organizada, se depois não tivermos corrente?”, perguntou o Bispo de Coimbra, para logo responder: “Nós, Igreja, por vezes somos assim, temos tudo muito bem organizado e depois não estamos ligados à corrente que é Jesus Cristo”.
“Um Padre ou um diácono não é luz pela sua inteligência ou pela sua habilidade, mas sim por ser fiel a Jesus Cristo”, realçou ainda o prelado. “Sejais fiéis a Jesus Cristo, queridos irmãos, para que possam iluminar mais e melhor” as nossas comunidades, pediu, no fim, o Bispo de Coimbra aos novos padres e diácono.
A cerimónia foi sem dúvida de festa. O Bispo de Coimbra não escondeu a sua felicidade perante este acto. As palmas entoaram pela Sé Catedral, famílias e amigos dos novos e recém ordenados não esconderam a emoção sentida após a cerimónia.
Paulo Simões é natural de Penacova. Ainda passou pelos bancos da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, antes cursar Teologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET), no Seminário Maior. Irá continuar o seu trabalho que tem desenvolvido junto das comunidades paroquiais de Almagreira, Pelariga, Redinha, Tapeus e Pombal, assim como na Pastoral Juvenil da Região Pastoral Sul.
Filipe Dinis, natural de Corticeiro de Cima, continuará nas paróquias da região de Ferreira do Zêzere. João Fernandes, natural de Almagreira, encontra-se a frequentar o último ano do curso de Teologia, e está a estagiar nas paróquias de Seixo da Beira, Ervedal, Lagares e Meruge.
A missa nova do Padre Diniz será no Corticeiro de Cima, no próximo dia 8 de Março e a do Padre Paulo em Penacova, no dia 9, ambas pelas 16 horas.


Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial