Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

29 de fevereiro de 2008

PEGADAS NA AREIA


Teresa Martins

«Quando viste apenas um par de pegadas na areia, eram as minhas. Foi exactamente aí que peguei em ti ao colo…» Assim nos diz a poesia, de autor, para mim, desconhecido. Sim. «Ele está no meio de nós.» Afirmamo-lo, nem sempre com uma fé tão adulta e firme como devíamos…, porque tudo depende da grandeza ou pequenez de nós próprios e daquilo que fizemos ou fizeram de nós… Ou, talvez e em primeiro lugar, daquilo que nós deixámos que fizessem de nós.
Acabada a leitura de um dos dois volumes mais recentemente publicados, em co-autoria, pelo Padre Vasco Pinto Magalhães, SJ, e Dr. Henrique Manuel S. Pereira, «Pensar a Vida» e «Pensar a Morte», uma leitura que foi acompanhada por momentos de muita interioridade, senti-me profundamente grata, até porque o momento que atravesso é de muita carência …
No rosto da última folha do livro, regista-se o (estranho?) testemunho de uma mãe que, tendo perdido um filho, afirma nada ter perdido, mas ter ganho, porque ganhou um anjo!… «Não perdi, ganhei!» Este testemunho exigiu-me uma grande paragem, e a análise que pelo autor lhe foi feita prestou-me, a mim, uma ajuda preciosa. «Esta senhora começou a descobrir aqui uma missão… Nasceu qualquer coisa naquela dor, a outro nível…» Sim… Não pode ser por acaso que, na vida e no viver dos grandes santos o mais evidente, e mais marcante, seja o sofrimento… O sofrimento é fonte de crescimento, só que «o caminho faz-se caminhando», e não é fácil!…
A grande e principal mensagem que Marie de Hennezel, psicóloga junto de doentes terminais numa clínica de Paris, nos deixa no maravilhoso livro da sua autoria, «Diálogo com a Morte», é a seguinte: «Os que vão morrer ensinam-nos a viver.» E confirma-o com tudo o que nele nos diz… Estou a recordar, por exemplo, a jovem que lhe confessa um medo tremendo de morrer, porque "não sabe como é que se morre", pedindo: «Por favor, ajuda-me!» E a ajuda foi-lhe prestada através de um simples gesto de carinho, muita naturalidade, e a grande e importante certeza de que, dentro de nós há algo que o sabe… E nos ensina. E nos pega ao colo, deixando, na areia, somente as suas pegadas… A partir daí, esquecemo-nos de nós. Pensamos nos outros!…
E eu passo as horas a folhear recordações… Umas inteiramente felizes outras nem por isso, e algumas dolorosas! É por isso que hoje, sentindo necessidade de comunicar com os outros (e esta necessidade, com o passar dos anos, tornou-se vício), não posso deixar de ter como tema o sofrimento de um dos meus filhos, um sofrimento que, no início, também partilhei convosco, quando pedi as vossas orações. Posso dizer-vos hoje que elas foram aceites, não porque a cura se concretizasse, mas porque, apesar de todo o sofrimento e embora inteiramente dentro da situação, continua numa verticalidade e humildade comovedoras. Em perfeita paz de espírito… Crente numa vida para além desta, e uma vida que o não assusta…
Estou tão grata a Deus, que só me devia sentir honrada e feliz…

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial