Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

25 de fevereiro de 2008

Paróquia de S. José homenageia o Padre Aníbal Dias Pacheco


Integrada nas Comemorações dos 75 anos, Bodas de Diamante, da Paróquia de S. José, vai ser prestada uma homenagem ao pároco que mais anos esteve à sua frente: Padre Aníbal Dias Pacheco, o sacerdote que deixou as marcas mais relevantes na vida daquela comunidade, “o audacioso construtor da Igreja e da residência paroquial, mas também o homem piedoso e organizador que deu alma a esta Comunidade”, diz o actual pároco num comunicado enviado à nossa redacção.
A homenagem vai ter lugar no próximo dia 1 de Março (sábado), com uma eucaristia, presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto (19 horas). À noite, pelas 21,30 horas decorrerá uma conferência proferida pelo Padre João Castelhano, onde será depois apresentado o livro “Paróquia de S. José – 75 Anos de história”, pelo Eng. João José Rebelo.
Haverá ainda lugar para um testemunho proferido por um dos seus sobrinhos e o descerramento de uma placa alusiva a esta homenagem, que ficará situada no hall de entrada da igreja.

Padre ANÍBAL DIAS PACHECO
O Padre Aníbal Dias Pacheco nasceu em Unhais-o-Velho, Pampilhosa da Serra, em 2 de Fevereiro de 1906.
Fez os estudos no Seminário Maior de Coimbra, vindo a ser ordenado sacerdote em Julho de 1928.
No mesmo ano foi nomeado Pároco da Pampilhosa da Serra, onde permaneceu até 1938, data em que foi transferido para a Paróquia de S. José em Coimbra.
Paróquia recém criada, não dispunha de estruturas de apostolado adequadas. A Igreja existente, embora recente (sete anos), revelava-se pequena para a Comunidade.
Dedicou-se primeiro à organização da Paróquia, com particular atenção à Catequese, Apostolado da Oração, Conferências Vicentinas, Acção Católica e Obra da Sagrada Família.
Depois a construção da Nova Igreja. Em 15 de Junho de 1939 reúne-se pela primeira vez a Comissão pró - construção da Nova Igreja. Tal comissão constituída no início por um núcleo muito reduzido de pessoas da Paróquia, veio a ser alargada, galvanizando em tal projecto toda a Comunidade Paroquial.
Em 19 de Março de 1954 numa cerimónia presidida pelo Arcebispo Bispo de Coimbra, D. Ernesto Sena de Oliveira, foi lançada a primeira pedra do novo Templo.
Com projecto da autoria do Arquitecto Álvaro da Fonseca a obra teve o seu tempo de construção, com algumas vicissitudes por carência de meios financeiros.
Finalmente em 19 de Março de 1962 foi sagrada a nova Igreja, pelo Bispo Auxiliar de Coimbra, D. Manuel de Jesus Pereira, face ao impedimento por motivos de saúde do Bispo Titular, D. Ernesto Sena de Oliveira.
A persistência do Padre Aníbal Pacheco, levou-o ainda a construir a residência paroquial e a mandar elaborar o Projecto para o Centro Paroquial.
Deixou a paroquialidade em Outubro de 1974. Faleceu em 26 de Outubro de 1987.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial