Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

20 de fevereiro de 2008

A vida profunda que se faz gesto concreto

  • Nuno Santos

Pois é… Estamos novamente na Quaresma. Claro que todos demos por isso. O que talvez já não seja tão claro é que este tempo questione profundamente a nossa vida quotidiana. Todavia, este é um «tempo favorável» que reclama uma atitude da nossa parte.
Neste mundo sentimos que as «anti-nomias» se vão eclipsando, que se esbatem os contrários… sim e não, real e ideal, bem e mal, semana e domingo, Tempo Comum e Quaresma… quase parece tudo a mesma coisa.
Assim confrontados tudo se torna mais difícil… não há etapas, não há processos de crescimento, não há distinções que nos ajudem a ver mais claro… Tudo vai acontecendo mais à superfície… Porque no fundo tudo «Tanto faz!». Tanto faz que seja assim ou de outra maneira… cada um é que sabe…
Mas não podemos ficar por aqui. Temos que agarrar a vida com as duas mãos. Este é o tempo de procurar o que se esconde a trás da aparência. Tempo para outros olhares… Olhares mais profundos que veja «dentro e não «por fora», que mergulhem no fundo da vida que acontece e que somos.
Em tempo de Quaresma este olhar em profundidade significa fazer caminho por dentro… não só pelos nossos «dentros» mas também pelos «dentros» dos outros e, especialmente, pelo «dentro» de Deus.
Claro que é mais fácil alinhar nas desculpas ou nas afirmações ‘modernas’… «É um tempo como os outros», «o que interessa é ouvir o meu coração», «porquê partilhar? Só é pobre quem quer!», «isso era antigamente»…
Mas a vida faz-se de gestos concretos e de pequenos sinais de desprendimento que nos aproximam dos outros e de Deus. Por isso, há que assumir desafios com muita criatividade. Dar sentido a uma privação para que me torne mais atento às necessidades do outro… e liberta-me do que tenho (tantas vezes) egoisticamente.
Gestos concretos que passam por maior intimidade com Deus (sacramentos da eucaristia e da reconciliação; leitura da Palavra de Deus…), por uma partilha efectiva (a Diocese de Coimbra já assumiu duas causas – Cabo Verde e São Tomé), por dar mais tempo aos outros especialmente aos que mais precisam (entre estes convêm incluir cada vez mais os Desempregados, Doentes e Divorciados)…
Que este tempo seja de intimidade, aproximação e de verdadeira comunhão entre a humanidade que somos e a divindade que nos habita.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial