Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

16 de janeiro de 2008

Jornadas de Teologia: uma reflexão sobre o papel dos leigos no presente e no futuro


As jornadas de teologia do ISET realizam-se, este ano, nos dias 15 e 16 de Fevereiro, no Auditório do Instituto Português da Juventude (IPJ). Como já foi noticiado, o tema de reflexão será o do papel dos leigos no futuro da Igreja. Os diversos temas, à excepção da síntese final, a cargo do senhor Bispo do Porto, serão apresentados por leigos empenhados nos mais diversos campos da actividade humana.
"Os leigos vão falar sobre si mesmos, sobre o seu papel na transmissão do Evangelho no mundo de hoje e no mundo de amanhã" – afirmou ao nosso jornal, o Padre Jesus Ramos, Director do ISET. O Concílio Vaticano II, que se realizou há mais de quarenta anos, "fez muitas afirmações sobre o papel activo do laicado, que só a muito custo começam a ser postas em prática" – acrescentou. De facto "estamos ainda, apesar de inegáveis avanços, a viver e a actuar numa Igreja marcada pelo clericalismo, onde o peso da hierarquia continua a ser preponderante sobre o laicado". E não nos devemos esquecer que "a missão de anunciar a boa nova a todos os povos e em todos os lugares foi dada por Cristo a todos os discípulos, a todos os fiéis baptizados, incluindo os leigos, como é óbvio".
Por todas estas razões, os organizadores das jornadas esperam a participação de muitos leigos, individualmente ou em grupos (paróquias, de movimentos ou outros). As inscrições devem ser feitas na secretaria do ISET (Tel. 239 792348 e e-mail: isetcoimbra@gmail.com), ou na redacção do "Correio de Coimbra" (Tel. 239 701785; e-mail: correiodecoimbra@mail.telepac.pt).
Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial